Nosso BLOG... Estratégias e Ferramentas para seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Nosso BLOG... Estratégias e Ferramentas para seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Ajudamos você a obter resultados reais para aumentar sua qualidade de vida. Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Nosso BLOG... Estratégias e Ferramentas para seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Ajudamos você a obter resultados reais para aumentar sua qualidade de vida. Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Veja como ter mais tempo com 3 dicas incríveis

No mundo atual, vivemos o grande dilema de querer saber como ter mais tempo. Essa necessidade se tornou mais urgente, mas não não porque ficamos mais compromissados. Na verdade, a humanidade criou muitos mecanismos que se tornaram ladrões de tempo.

Hoje, temos tanto o que fazer que praticamente não sobra tempo para nós mesmos. Cada pessoa sente isso na pele de diferentes formas e entende o problema. Por mais que seja possível se organizar, parece que as 24 horas do dia são cada vez mais apertadas.

Em qualquer época, a sociedade é moldada pelo que está ao redor dela. Isso se repete atualmente, quando temos muito o que fazer e ainda nos colocamos a ideia de urgência. Por isso, talvez seja melhor desacelerar e repensar nossos hábitos.

Neste post, vou ajudar você a refletir um pouco mais sobre tempo e a gestão dele. De quebra, vou deixar três dicas incríveis e únicas para você lidar com esse problema. Confira!

Por que temos tão pouco tempo atualmente?

Você já reparou como é engraçado relacionar a falta de tempo aos dias atuais?

O mundo passou por muitas mudanças, mas nenhuma delas reduziu as 24 horas de um dia. Isso segue da mesma forma, ainda que pareça que não. É que estamos expostos a mais possibilidades, atividades e recursos de interação.

É preciso olhar ao nosso redor para entender nossa relação com o tempo. E isso, muitas vezes, nos fará perceber que, talvez, a culpa seja nossa. Por isso, precisamos estar preparados para desenvolver a autodisciplina e romper com os hábitos que temos atualmente.  

A sociedade atual é muito moldada pelas tecnologias e serviços. Eu não quero dizer para você que eu estou alheio a isso, ou sou intocável. Pelo contrário, eu tenho propriedade para falar sobre como o mundo ao meu redor afeta meu tempo, porque também sofro disso.

É importante identificar os ladrões de tempo, que levam você a querer ter mais tempo

Se quisermos listar alguns desses “ladrões” que nos levam a querer saber como ter mais tempo, é fácil. Alguns entre os principais são estes:

  • 👉 redes sociais;
  • 👉 games;
  • 👉 falta de foco;
  • 👉 distratores;
  • 👉 aplicativos de conversas.

Eu peço desculpas se acabei caindo no clichê ao listar esses elementos. É que, realmente, não dá para falar de tempo sem passar por tudo isso. A verdade é que, atualmente, esses são os principais inimigos da nossa produtividade.

A lista acima também não precisa ser vista como coisas que devem ser descartadas da sua vida. Pelo contrário, algumas delas são ótimas e, muitas vezes, essenciais. É que você talvez não saiba como aproveitá-las de maneira saudável e responsável no dia a dia.

A verdade é que temos pouco tempo porque não sabemos lidar com tudo que está ao nosso redor. Por exemplo, se passamos tempo demais nas redes sociais, acabamos produzindo menos no trabalho. E se jogamos games até tarde, o dia seguinte traz o peso disso na hora de acordar. Em resumo, há sempre uma forma de sabotar nosso tempo.

Por que queremos saber como ter mais tempo para o que verdadeiramente importa?

Saber como ter mais tempo para o que importa, é uma necessidade urgente. Isso acontece porque as pessoas têm observado que está difícil lidar com todas as suas obrigações. Além disso, queremos mais tempo até mesmo para que sobre algumas horinhas para fazer o que gostamos. Há, na verdade, muitos motivos para ir atrás desse objetivo.

É importante também destacar as consequências negativas da falta de tempo. É que às vezes nem mesmo sabemos qual é a origem de um problema. Isso dificulta muito a forma como trabalhamos para resolvê-los.

Eu quero ajudar você a resolver sua falta de tempo! Por isso, vou precisar explicar algumas consequências mais relevantes desse problema. Confira!

Porque nossas relações estão ruins

A falta de tempo prejudica as nossas relações. Isso acontece porque passamos a não nos dedicar inteiramente às pessoas e às conversas. Também não estamos mais atentos às necessidades delas, justamente porque ‘não temos mais tempo‘ para nos doarmos a elas. 

Em qualquer relação, é fundamental dedicar parte do seu tempo a outra pessoa. Só que isso não se resolve de maneira simples. É que eu estou falando de tempo de qualidade, ou seja, sem que haja outras coisas que possam atrapalhar a conexão entre pessoas.

O que adianta estar com seu marido, ou sua esposa, se quando vocês estão juntos, cada um fica no seu próprio celular? Da mesma forma, estar na sala com seus filhos, cada um fazendo uma coisa, também não é dar atenção a eles.

Estamos dedicando nosso tempo a coisas pequenas. É por isso que não temos tempo de qualidade para quem amamos. Isso prejudica muito nossas relações! Ou seja, não se trata de ter mais tempo mas de dedicar tempo ao que verdadeiramente importa. 

Porque nossa saúde está prejudicada

Queremos mais tempo para nós porque estamos ficando doentes. Essa urgência em tudo que fazemos traz consequências que poderiam ser evitadas.

A ansiedade é uma consequência grave do que se vive atualmente. Além dela, há muitos outros problemas, como o estresse e, em muitos casos, quadros que levam à depressão.

Segundo a OMS, só no Brasil há 18,6 milhões de pessoas com quadro de transtorno de ansiedade. Há diferentes razões para isso, mas precisamos admitir que parte desse grupo, que compõe 9,3% da população brasileira, sofre pelo ritmo acelerado em que vivemos.

O problema é que, com tantas atividades e possibilidades, as expectativas para que algo de novo aconteça cresce muito. Isso gera uma ansiedade que, consequentemente, nos adoece.

Porque não nos envolvemos inteiramente em mais nada

Para explicar esse motivo, preciso que você observe o seu comportamento e o de pessoas ao seu redor. Ao fazer isso, é possível reparar que, hoje, dificilmente nos concentramos totalmente em uma atividade apenas.

Enquanto estamos trabalhando, também estamos usando o smartphone. Da mesma forma, a todo momento olhamos nossas notificações quando estamos em aula.

Esse comportamento é parte do senso de urgência que nos afeta tanto. Além disso, temos tantos atrativos à disposição, que simplesmente não nos concentramos 100% em nada.

A principal consequência desse comportamento é simplesmente não conseguir finalizar nada. Essas várias pausas consomem todo o nosso tempo, desviam o foco e fazem as horas correrem mais rapidamente. Quando percebemos, já era!

Como ter mais tempo?

Quer saber como ter mais tempo? As dicas a seguir você não verá em nenhum outro lugar na internet. Entenda a seguir porque elas são tão únicas e veja como podem ajudar você!

1. Trabalhe duro

Você deve estar achando estranho eu mandar você trabalhar duro quando, na verdade, o que você precisa é de tempo.

O ponto principal dessa dica é a concentração. Talvez você esteja perdendo muito tempo do seu dia de trabalho porque não se concentra. Em vez de ter foco total, você navega pela web, fica no celular, checa notificações e faz um monte de outras coisas.

Minutos são desperdiçados cada vez que você para sua atividade principal do momento para fazer outra coisa. Por isso, vamos imaginar que você pare cinco vezes em 8 horas de trabalho e, em cada parada, você perde 5 minutos. O tamanho do prejuízo é de 25 minutos. Parece pouco, mas pode fazer diferença no seu dia.

Além das pausas que geram perda de tempo, você também perde a concentração. Isso faz com que seja necessário retomar o fio da meada o tempo todo. É assim que você leva muito mais tempo para se dedicar a cada tarefa importante do seu dia de trabalho.

Eu não estou aqui para dizer que você trabalha pouco ou não liga para o seu trabalho. Na verdade, estou dizendo que você precisa se dedicar com muita concentração, força e foco. Assim, você soluciona suas demandas no menor tempo possível, e então sobrará o que tanto busca: tempo.

2. Defina suas prioridades

Como ter mais tempo sobrando se você se dedica a coisas que não são importantes?

Essa é uma pergunta decisiva para fazer você perceber que o tempo que temos é também consequência de nossas escolhas. Às vezes, estamos dedicando esforços a práticas, hábitos e costumes que não vão nos levar a lugar algum.

Você deve entender, primeiramente, quando falta tempo para você. Até porque, as 24 horas estão ali, mas talvez você dedique parte dela a algo que não traz nada de relevante. Consequentemente, vai faltar hora para o que você deseja e não tem conseguido fazer ultimamente.

Comece definindo quais são suas prioridades. Pense também nos objetivos que você deseja alcançar e quais são os esforços necessários para isso. A partir daí, já dá para saber quanto tempo você precisa para o que realmente vale a pena.

Em seguida, a parte mais difícil chega: a hora de perceber no que você tem desperdiçado seu tempo. Para isso, observe sua rotina e entenda o que tem tomado horas do seu dia, mas que não tem tanto valor.

Garanto que depois disso será mais fácil saber como ajustar seu dia e dedicar tempo ao que é prioridade. Tudo vai depender de como você está disposto a mudar sua realidade atual.

3. Acorde cedo todos os dias

É uma dica quase óbvia, mas que faz toda diferença. Quanto mais tempo você passa acordado, mais tempo terá sobrando. Claro que você deve respeitar a ‘necessidade de horas de sono’, mas feito isso, acorde cedo. 

Por mais que essa relação seja simples, a questão de acordar cedo nunca é discutida. Afinal, costumamos acordar cedo somente quando temos compromissos que exigem isso. A verdade é que nunca acordamos cedo somente para aproveitar as primeiras horas do dia.

Se você só começa a trabalhar às 10h, no modelo home office, você só acordará faltando meia-hora para o início do expediente? E todo o tempo que vem antes disso, já pensou como poderia utilizar de maneira produtiva?

Por isso, recomendo fortemente que você se levante sempre cedo, por volta das 6h da manhã. Com o passar do tempo, você descobrirá muita utilidade para as primeiras horas da man. Isso fará com que você planeje sua agenda e, ao fim do dia, haverá tempo sobrando!

Saber como ter mais tempo para você é muito mais um exercício de análise dos seus próprios hábitos. Depois disso, fica mais fácil conseguir seguir as três dicas que eu trouxe neste conteúdo.

Além de falta de tempo, você também sente que falta concentração, foco e capacidade de realização? Te convido a fazer uma poderosa transformação em sua vida com o Produtividade-UP. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o Adriano

Olá, eu sou Adriano Couto, e se você é uma pessoa, que como eu, acredita na importância do seu desenvolvimento pessoal e profissional, conquistando um alto nível de qualidade de vida. Seja bem-vindo ao meu blog.

Inscreva-se em nosso blog

Avance em seu Crescimento Pessoal e Profissional

Fechar

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Artigos Relacionadas

Couto Performance © 2021

WhatsApp
Enviar