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Seis Sigma: o que é e como pode impulsionar seu negócio

Número 6 representando o Six Sigma

Empreender significa ter que lidar com desafios o tempo todo. Eu mesmo tive que enfrentar muitos, mas sempre agi de maneira estratégica. Por isso, metodologias como o Seis Sigma que propõe melhorar processos são essenciais para organizar empresas por meio da otimização de processos.

Esse é o caminho par a lucrar mais e ter a satisfação do consumidor.

Mesmo que você tenha uma boa ideia de negócio, ele só vai prosperar se for administrado da forma certa. Por isso, muitas empresas de grande potencial não conseguem bons resultados. A razão para isso é simplesmente a má gestão! Logo, processos eficazes são fundamentais para dar vida a um empreendimento de sucesso.

Neste post, mostro mais sobre o Seis Sigma e sua capacidade de impulsionar negócios em diversos mercados.

Confira:

O surgimento da metodologia Seis Sigma

A metodologia Seis Sigma foi criada nos anos 80, com a proposta de melhorar processos na operação de empresas. Naquela época, gestores observaram que havia muita variação na qualidade de fabricação de produtos. Por isso, era urgente a necessidade de padronizar tarefas. Dessa forma, era possível qualificá-las, levando maior satisfação ao consumidor.

Companhias como Motorola e General Eletric (GE), por exemplo, já eram grandes nomes do mercado. No entanto, isso não significava que elas não enfrentavam problemas. Em meio a essas dificuldades, as principais enfrentadas eram defeitos de fabricação e as inconsistências mecânicas. Esses fatores geravam prejuízos milionários.

Diante de tal cenário, gestores se viram obrigados a otimizar processos.

Para isso, estudos de metodologias passaram a ser comuns. Desse modo, o Seis Sigma surgiu como a melhor solução para otimizar processos de produção. Desde então, a abordagem só evoluiu, o que faz com que ela ainda seja relevante.

O Seis Sigma e sua proposta

A metodologia Seis Sigma foca em otimizar e melhorar processos.

Não importa o tamanho e o mercado das empresas. Por isso, essa prática é útil tanto para novos empreendedores quanto para companhias estabilizadas. A proposta central dela é melhorar o desempenho interno da companhia. Logo, é possível lucrar e engajar o consumidor.

Quando aplicada, a Seis Sigma remove gargalos e elimina dificuldades da rotina operacional. Assim, gestores de empresas conseguem identificar fatores que geram problemas recorrentes. Em seguida, equipes trabalham para solucioná-los. O objetivo disso tudo é melhorar serviços, atendimento e produtos.

No Seis Sigma, foco na satisfação do consumidor é fundamental

A otimização de processos gera uma série de benefícios em uma empresa. Entre os principais, a entrega de serviços e produtos de qualidade são os mais importantes. Se a companhia funcionar bem, consequentemente, o consumidor será beneficiado por isso. Dessa maneira, o único resultado possível é uma relação de maior satisfação.

Sendo assim, cada ajuste e otimização realizada em uma empresa deve focar no consumidor. Quando isso é feito, a companhia tende a melhorar sua avaliação no mercado. Isso a torna mais competitiva. Além disso, o faturamento também aumenta, gerando mais lucro e estabilidade financeira.

A aplicação da Seis Sigma nas empresas

Empresas podem aplicar a metodologia Seis Sigmas em dois momentos principais:

  • ao criar novos produtos ou serviços;
  • para otimizar processos, produtos e serviços já existentes.

Mostrarei agora como funciona a aplicação do Seis Sigma para companhias que desejam criar novos projetos. Nesse caso, se trata da técnica DMADV. Confira:

Explicação Visual DMADV Sigla para melhoria de processos
Tem como objetivo redesenhar um processo ou produto problemático.

Definir o objetivo (Define goals)

Esse é o momento em que gestores e CEOs definem o que a empresa tem como objetivo. É preciso detalhar a usabilidade do produto, ou serviço, e o que ele vai levar ao consumidor. Dessa forma, há uma ideia clara de quais esforços serão necessários para obter resultados.

Mensurar e identificar (Measure and identify)

Esse estágio foca em mensurar características fundamentais do projeto. Dessa forma, há a garantia de atender as necessidades do público-alvo. Além disso, a empresa tem maiores chances de ter um bom faturamento.

Analisar (Analyze)

A etapa de análise consiste em avaliar o trabalho a ser feito. Como resultado, serão encontradas as melhores práticas para chegar ao objetivo. Isso é fundamental para trabalhar em projetos de menor custo, mas ainda assim, eficazes.

Desenvolver detalhes (Design Details)

É o momento de desenhar a ideia e se debruçar sobre todos seus detalhes. Por isso, reuniões e a troca de ideias são essenciais nessa fase. É assim que se chegará à versão ideal do projeto, o que gera mais chances de sucesso.

Verificar o desenvolvimento (Verify design)

Após o desenvolvimento, é hora de checar o trabalho feito. Nessa fase, empresas devem executar pilotos e realizar testes. Em seguida, é hora de implementar os processos para dar vida ao novo produto. Essa etapa também permite iniciar o serviço, se for o caso.

 

Agora, mostrarei como aplicar o Seis Sigma na otimização de processos. Se trata da técnica DMAIC:

Sigla DMAIC para melhoria de processos
DMAIC será usado no Seis Sigma quando você estiver tentando melhorar ou desenvolver um processo que já existe.

Definir o problema (Define the problem)

Sua empresa sabe os problemas que tem. Por isso, nessa fase, é necessário listá-los. Detalhe também o que causam de ruim. Assim, torna- se mais fácil saber exatamente quais dificuldades o Seis Sigma vai combater.

Mensurar (Measure Key Aspects)

Nessa fase, você vai mensurar todos os processos atuais. Identifique os níveis de produtividade, os prejuízos gerados, além de outras informações importantes. Dessa forma, você sabe o que as dificuldades recorrentes geram para a sua empresa.

Analisar (Analyze data)

Dados só têm valor se você os analisar. Por isso, É preciso aplicar um olhar analítico nessas informações. Isso deve ser feito logo após a etapa de mensuração. Assim, é mais fácil constatar o tamanho do problema enfrentado. Posteriormente, você pode criar indicadores que ajudem a acompanhar os futuros resultados. A avaliação do trabalho se torna muito mais precisa se feita dessa maneira.

Melhorar (Improve the process)

A otimização dos processos é a etapa principal. Ela só acontece depois da análise de dados e do entendimento completo do problema. Assim, haverá um plano estratégico em que toda ação foca na solução das dificuldades para melhorar processos. Nesse momento, a intenção deve ser melhorar as práticas e padronizá-las.

Controlar (Control)

Bons processos não bastam. É necessário controlar a execução deles a longo prazo. Assim, essa etapa consiste em garantir que não haja variações dos padrões definidos. Somente dessa forma é possível assegurar a aplicação das novas práticas.

 

Os benefícios que o Seis Sigma traz

O Seis Sigma pode trazer benefícios importantes para negócios que o aplicam. Por isso, se você busca potencializar sua empresa, fique de olho na relação de vantagens a seguir:

Aumento da produtividade nos processos

O trabalho de otimizar e melhorar processos visa mais do que somente a entrega de produtos e serviços de qualidade.

Nesse caso, a produtividade também é um fator importante. Do ponto de vista das empresas, manter um ritmo operacional de destaque faz toda diferença. Isso garante mais competitividade e também satisfação por parte do consumidor.

Por vezes, não se alcança um bom nível de produtividade por conta da falta de ferramentas e processos ultrapassados.

Com a aplicação do Seis Sigma, todo e qualquer problema será detectado. Em seguida, ele será solucionado! Desse modo, gestores conseguem remover impeditivos que interferem no desempenho das companhias.

Redução de custos

Toda empresa tem custos envolvidos em sua operação. Isso acontece tanto em produtos quanto em serviços. Sendo assim, a busca para reduzir essas despesas é um objetivo constante. No entanto, otimizar a parte financeira só é possível se houver um trabalho de análise de processos.

Ao otimizar sua rotina de trabalho, a empresa consegue investir menos para manter suas operações. Mais do que isso, ainda é possível ter processos mais eficazes por causa do Seis Sigma.

O resultado é um negócio de menor custo operacional, mas que funciona ainda melhor.

Potencialização de faturamento e lucro

Empresas que otimizam ou criam processos devem pensar nos resultados que isso traz. Todo esse trabalho interno resulta em maior competitividade no mercado. Assim, consumidores passam a ter melhores soluções à disposição. Esse resultado gera mais vendas e maior faturamento.

Vendendo mais e gastando menos na produção, as margens de lucro tendem a aumentar. Todo o trabalho de preparação da empresa vai resultar em um negócio que funciona bem e mais rentável. Por isso, investir no Seis Sigma e visar melhorar processos é fundamental, não importa se sua empresa é grande ou pequena.

Melhora na satisfação do cliente graças ao Seis Sigma

Empresas organizadas são capazes de entregar o melhor ao consumidor. Mas não somente em relação aos preços. Hoje, o público dá grande valor à qualidade do que consome e às companhias que se posicionam. Por isso, empresas com bons processos conseguem ter melhor relacionamento com o consumidor. Por isso a importância de trabalhar a melhoria de processos.

A satisfação dessas pessoas deve ser prioridade para toda empresa que está no mercado. Sendo assim, o Seis Sigma é uma técnica de preparação para que o público valorize mais as empresas. É um processo longo, mas que possibilita resultados incríveis na relação com o consumidor.

Comece hoje mesmo a analisar o seu negócio.

Isso permitirá entender os problemas que ela tem e como resolver eles. O Seis Sigma ajuda novos empreendedores e empresários já estabilizados a alcançarem ótimos resultados.

Lembre-se: empresas de sucesso começam com processos impecáveis!

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Sobre o Adriano

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