Nosso BLOG... Estratégias e Ferramentas para seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Nosso BLOG... Estratégias e Ferramentas para seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Ajudamos você a obter resultados reais para aumentar sua qualidade de vida. Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Nosso BLOG... Estratégias e Ferramentas para seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Ajudamos você a obter resultados reais para aumentar sua qualidade de vida. Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

O caminho para se exercitar sem sofrimento

mulher feliz se exercitando

Você acha difícil se exercitar, mesmo tendo um objetivo claro? Não dá para negar que é desafiador. E para muitos, é até mesmo um sofrimento. Mas não deveria ser assim, afinal, atividades físicas são ótimas para nosso corpo e mente.

O problema é que sair da inércia requer atitude e superação de limites. Diariamente, acordo às 5h para iniciar minha rotina, que inclui exercícios. Porém, não pense que sempre acordo disposto. Os dias ruins existem, mas preparo meu corpo e mente para superá-los.

Vencer barreiras e estigmas que nos impedem de cumprir com objetivos é incrível. Da maneira certa, você também pode conseguir isso. Por isso, o importante é, primeiramente, entender o que dificulta tudo.

Falo mais sobre isso no texto e também mostro a melhor solução para, de uma vez por todas, se exercitar com constância e disciplina. Acompanhe!

Por que é difícil se exercitar?

Mas afinal, por que, às vezes, parece tão difícil se exercitar? Se há várias opções de esportes e atividades por aí, por qual razão não conseguimos nos motivar?

A vida seria bem mais fácil se fosse só uma questão de querer. E até mesmo quando você quer, é difícil. Quem ainda não tem a disciplina ideal, além do controle da mente e do corpo, acaba sofrendo.

Vamos conferir a seguir alguns dos motivos que tornam difícil manter uma rotina de exercícios.

Seu corpo não está pronto

Você estava há meses, às vezes até mesmo há anos, sem fazer nada e resolveu se dedicar a alguma atividade. Isso é realmente ótimo, é o início da mudança na sua vida. Mas não dá para esperar que seu corpo se adapte rapidamente.

O sedentarismo é um problema que afeta mais de 40% dos adultos no Brasil. E um dos principais impactos em nosso corpo é torná-lo totalmente despreparado para exercícios. Logo, a volta às atividades vai causar muito cansaço, dores, indisposição e até mesmo lesões.

No início, pode até mesmo ser doloroso, mas faz parte do processo. O problema é que muitas pessoas não querem passar por essa fase. Aí, não tem jeito, elas desistem.

Sua mente quer outras coisas

Quem não está ainda disciplinado tem dificuldades de sentir prazer em se exercitar. Mas não são só essas pessoas que sentem preguiça. Confesso: às vezes eu quero ficar deitado e dormir mais 1 hora. Mas sei que isso só geraria um ciclo sem volta.

Na hora de estar em atividade preferimos qualquer outra coisa, como assistir um filme na Netflix, dormir mais um pouco ou ficar no celular. Aí, são duas opções simples que você tem para fazer uma escolha: superar esses pensamentos e saber que eles precisam ser derrotados, ou se entregar para eles.

Quando você ainda não está pronto, consequentemente, você deixa sua mente comandar, e aí você desiste. Isso, sem dúvida, é um problema. Mas não se ache a pior pessoa do mundo. É comum se render.

Você tem outras prioridades

Sabe quando você sente que deveria fazer algo, mas na verdade, não dedica seu tempo e esforços para isso? É muito comum que as pessoas queiram conquistar objetivos, mas não paguem o preço por eles.

Se você quer ter uma vida mais saudável, é claro que precisa adotar uma dieta balanceada e se exercitar. Há muitas maneiras de fazer isso sem que seja um sacrifício. Você não precisa confiar em fórmulas mágicas também. Mas, nem sempre queremos buscar uma saída qualquer para o objetivo que temos.

Então, se você quer conquistar algo, mas não busca a melhor alternativa para isso, talvez não seja sua prioridade.

Como nossa rotina torna mais difícil se exercitar?

Não dá para negar que temos uma rotina muito mais complexa. É que a sociedade vai se moldando aos novos recursos que tem à disposição. Ou seja, quanto mais a tecnologia avança, mais ela toma nosso tempo e atenção.

Nem sempre é uma questão de foco ou escolhas. Há também os compromissos que exigem bastante de nós. Se estamos sempre preocupados com o trabalho e dedicando muito tempo a ele, não sobra brecha para se exercitar.

Saber priorizar suas necessidades é importante. Mas, também é fundamental entender de que maneira nossa rotina impõe mais empecilhos para sermos mais saudáveis.

Temos cada vez menos tempo

É engraçado dizer que tempos cada vez menos tempo. Afinal, quando foi que o dia passou a ter menos do que 24 horas? Brincadeiras à parte, somos muito mais exigidos e temos muito mais atividades, graças aos recursos que temos à disposição.

O trabalho, que hoje em dia também pode ser remoto, pode acabar exigindo mais. Se estamos em casa, esticamos as horas de expediente e fazemos hora extra o tempo todo.

Ainda há as interrupções que muitos de nós fazemos no nosso dia. Uma checada nas notificações das redes sociais, outra pausa para assistir aquele vídeo que chegou no WhatsApp. E, dessa forma, perdemos muito tempo.

Quando percebemos, deixamos minutos e horas preciosas irem embora. Como teremos tempo para, mesmo assim, investir em exercícios e cuidados com a saúde?

Temos muitos atrativos ao nosso redor

Em épocas mais simples, talvez se exercitar fosse algo mais atrativo. Podemos observar isso pelos jovens. Em vez de aproveitar os campinhos e as quadras, é mais confortável jogar futebol por meio de um joystick.

Mas não vamos colocar toda a culpa na nova geração. Os mais velhos também se sentem mais seduzidos pelos atrativos da vida moderna. Um simples botão nos leva a uma infinidade de conteúdos, filmes, séries e o que mais quisermos.

De maneira geral, atividades físicas disputam com outras possibilidades. Mas ainda assim, é preciso pensar em uma questão central: saúde.

Qual é o impacto da mente na motivação para se exercitar?

Sabe aqueles dias em que você quer se exercitar, não está cansado, mas acredita que algo está travando você? A sua mente também é responsável por dar respostas negativas às suas tentativas de colocar o corpo em movimento.

Você conhece os impactos do seu estado psicológico nas suas decisões por continuar se exercitando ou desistir? Explico a seguir como lidar com isso!

Relacionar exercícios com objetivos é fundamental

Os seus exercícios são mecanismos de alcance dos objetivos. Pode ser que você resolva correr para se recondicionar e voltar às peladas semanais. Ou pode ser que seu desejo é ter um corpo dentro de um padrão, então os exercícios vão levar a isso.

Se exercitar, por si só, é ótimo. Mas, se você tem algum objetivo maior lá na frente, nunca deixe de valorizá-lo. Sempre visualize a situação ideal em que você deseja chegar. Isso será combustível para o dia a dia.

Valorizar as pequenas conquistas é o segredo das atividades

Toda conquista deve ser valorizada. Sabe aquele dia frio e chuvoso em que você tinha tudo para ficar em casa, mas saiu e cumpriu com sua rotina de exercícios? Comemore como a maior conquista possível.

Somos humanos e, dessa forma, feitos de pequenas superações. Cada uma delas tem um impacto significativo em uma jornada grande, com a vitória que você espera. Valorize tudo que você conseguir e saiba que você pode seguir nesse ritmo de conquistas.

Recompensar sua mente durante os exercícios é importante

Sabe uma recompensa que funciona para quase todo mundo? Uma boa playlist com as músicas que você mais gosta! Durante os exercícios, elas servirão como motivação para superar seus limites e se manter em atividade.

Você pode também fazer isso com podcasts, água gelada, uma barra de cereais ou qualquer outra coisa. Desde que você não atrapalhe a atividade em questão, tudo é válido. O ideal é associar bons momentos ao momento em que você se exercita.

Como conseguir ter disciplina e uma rotina de exercícios?

Se exercitar requer disciplina. No entanto, a disciplina requer autoconhecimento para, depois disso, definir estratégias sólidas. Assim, pouco a pouco, você se tornará alguém mais pronto para ter uma rotina constante de exercícios.

Você já deve ter encontrado inúmeras dicas de como se exercitar regularmente e conquistar bons objetivos. O problema é que esses conteúdos são pouco estratégicos. São inúmeros os fatores que nos afastam dos resultados que gostaríamos de alcançar.

Por experiência própria, eu sei que não basta querer. Se você não usa recursos mentais, armadilhas e atalhos para driblar os fatores de desmotivação, nada funciona. Foi por isso que desenvolvi um método especial para quem quer se exercitar com constância.

Autodisciplina e monitoramento de hábitos para se exercitar

Desenvolver a autodisciplina é o primeiro passo. Entender como a mente funciona, saber o que prejudica você e, a partir disso, criar uma estratégia de superação de dificuldades é fundamental. Esse é o primeiro passo para estabelecer rotina.

Depois disso, é hora de definir os hábitos que vão gerar produtividade, ou seja, vão colocar você na rotina de exercícios. Monitorar tudo que você faz é criar um checklist para isso é o caminho mais rápido para conseguir executar.

Conseguir se exercitar de forma contínua, dentro de uma rotina, é uma conquista incrível. Inserir isso na minha vida trouxe novas perspectivas. Mas eu sei que não é fácil e, por isso, quero ajudar você com o método que desenvolvi.

Tenha acesso ao meu guia para uma rotina de exercícios e confira também o habit tracker que vai ajudar você a manter boas práticas sob controle!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o Adriano

Olá, eu sou Adriano Couto, e se você é uma pessoa, que como eu, acredita na importância do seu desenvolvimento pessoal e profissional, conquistando um alto nível de qualidade de vida. Seja bem-vindo ao meu blog.

Inscreva-se em nosso blog

Avance em seu Crescimento Pessoal e Profissional

Fechar

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Artigos Relacionadas

Couto Performance © 2021

WhatsApp
Enviar