Nosso BLOG... Estratégias e Ferramentas para seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Nosso BLOG... Estratégias e Ferramentas para seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Ajudamos você a obter resultados reais para aumentar sua qualidade de vida. Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Nosso BLOG... Estratégias e Ferramentas para seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Ajudamos você a obter resultados reais para aumentar sua qualidade de vida. Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Produtividade no home office: 7 dicas de ouro

home office e produtividade

Manter a produtividade no home office tem sido difícil para você? Confesso que para mim também não é tão simples, mas tenho meus recursos. Apesar de a ideia de trabalho remoto estar se consolidando há bastante tempo, a Covid-19 acelerou o processo. Por isso, tanta gente está em processo de adaptação a essa nova realidade.

Em casa, manter a concentração no trabalho não é tão fácil. Isso acontece por conta de fatores como a falta de infraestrutura adequada e a presença de outras pessoas. Dessa forma, a produtividade é diretamente afetada. Por mais que essa seja uma realidade recorrente, é possível lidar com esses fatores e conseguir trabalhar bem!

Neste conteúdo, mostrarei como é possível melhorar seu conforto e aumentar a produtividade no home office. Separei oito dicas sobre isso, são elas:

  1. Providencie uma infraestrutura mínima
  2. Elimine os elementos de distração
  3. Converse com seus filhos sobre o trabalho em casa
  4. Entenda que a produtividade no home office depende de bem-estar
  5. Organize sua agenda e determine metas de trabalho
  6. Defina o seu período de expediente com rigor
  7. Deixe todos avisados sobre reuniões e ligações

Confira a seguir!

1. Providencie uma infraestrutura mínima

A produtividade no home office depende de uma infraestrutura mínima. Isso significa que você deve tentar reproduzir o ambiente de um escritório comum. Naturalmente, nem tudo estará ao seu alcance, mas o básico é possível. Para isso, talvez você precise investir em um bom conjunto de mesa e cadeira, já que são dois elementos essenciais.

Mesa de Home Office Organizada
Seu ambiente de trabalho influencia em níveis extremos a qualidade do seu Home Office e o nível da sua produtividade.

Não à toa, o Brasil tem a NR-17, uma Norma Regulamentadora que define padrões de ergonomia no trabalho. Dessa forma, empresas devem respeitar padrões mínimos de infraestrutura aos funcionários. Mesmo que você esteja trabalhando de casa, seu corpo continua tendo as mesmas necessidades de antes.

O conforto está diretamente ligado à produtividade. Por mais que você esteja concentrado, talvez não conseguirá produzir tanto sem uma boa cadeira, por exemplo. Por isso, garanta ao mínimo, que seu home office cumprirá com requisitos como:

  • boa iluminação no seu local de trabalho;
  • cadeira e mesas confortáveis, adequadas à sua altura e peso;
  • temperatura adequada, seja com ventiladores, seja com um ar-condicionado.

2. Elimine o que afeta a produtividade no home office

Qual é o “ladrão de tempo” que mais afeta você?

Todos nós temos que lidar com eles, mas nem sempre temos dedicação para isso. No entanto, quanto mais rápido você admitir que eles existem, melhor saberá lidar com o problema. É fundamental deixar de lado qualquer hábito que tome seu tempo e afete diretamente sua capacidade de produzir.

A produtividade no home office pode ser afetada por diversos elementos. Geralmente, os smartphones, as redes sociais, as plataformas de streaming e os games são os principais. Por isso, você deve reconhecer se um desses, ou outros, “ladrões de tempo” estão interferindo na sua vida mais do que deveriam.

Para resolver o problema, planeje quando você fará essas atividades.

Dessa forma, é mais fácil eliminar a vontade de parar seu trabalho a todo tempo. Se possível, se mantenha longe de cada um desses elementos durante o seu expediente. Assim, você evita cair em tentação e perder horas importantes de trabalho.

Baixar Guia da Produtividade up

3. Converse com seus filhos sobre o trabalho em casa

Produtividade no home office depende também de um ambiente controlado. Por isso, pais e mães devem se preocupar em conversar com seus filhos sobre o trabalho em casa. Para as crianças, entender que seus pais não estão à disposição delas pode ser difícil. Isso exige muito diálogo e, principalmente, organização com a agenda.

Recentemente, li um ótimo artigo sobre como pais e mães podem conversar com seus filhos sobre home office. Neste conteúdo, a Ph.D em psicologia Jacqueline Zeller explica como conduzir o diálogo. Ela reforça que é necessário explicar a importância do trabalho, evitando que as crianças pensem que os pais preferem trabalhar a ficar com elas.

As crianças terão capacidade de compreender o cenário se tiverem seus sentimentos valorizados.

Por vezes, se trata de uma simples questão de dar atenção a elas. Sendo assim, os pais precisam mostrar que estarão disponíveis em outros momentos.

Além disso, precisam mostrar a elas que o trabalho é essencial para que elas tenham conforto.

4. Entenda que produtividade no home office depende de bem-estar

No home office, o bem-estar faz toda diferença. Tendo em vista que a produtividade só acontece quando há disposição física e mental, é importante se cuidar. Para que isso seja possível, o primeiro passo é criar rotinas pessoais. Assim, você consegue dedicar tempo ao que gosta, mantendo o equilíbrio para a vida no trabalho.

Focar apenas em obrigações é prejudicial para qualquer pessoa.

Manter o foco é fundamental, mas ele só está presente se você está bem em todos os aspectos. Por isso, tire um tempo para relaxar assistindo sua série favorita, ou praticando um esporte. Esses momentos ajudam a mandar o estresse embora e se manter pronto para tudo.

A saúde física também tem relação direta com a mental. Além disso, se você está em boas condições com seu corpo, também consegue produzir melhor. Por isso, mantenha boas práticas diárias, entre elas:

  • mantenha uma dieta balanceada;
  • faça, ao menos, 40 minutos de exercícios físicos diários (sob recomendação médica);
  • beba bastante água;
  • mantenha uma rotina de sono de, ao menos, seis horas diárias.

5. Organize sua agenda e determine metas de trabalho

Há muitas distrações no home office. Além disso, você precisa se dividir entre as tarefas domésticas, cuidar das crianças, entre outras coisas.

Tendo em vista que é fundamental se manter produtivo, a melhor forma de se organizar é mantendo uma agenda rigorosa. Todas as tarefas do trabalho precisam ser listadas. Isso garante que você será capaz de cumpri-las no tempo certo!

Esse tipo de anotação de demandas ajudará a cumprir tudo que você precisa no dia.

Assim, defina suas metas de produtividade, de maneira realista, e trabalhe para alcançá-las. Você não precisa resolver tudo em um dia. Seu prazo pode ser de uma semana, ou até mesmo em um mês, por exemplo. A produtividade no home office depende de organização!

Empresas têm grandes exigências sobre funcionários, o que gera a necessidade de ser produtivo. Eu sei que você pode estar com dificuldades nessa transição do escritório para sua casa, por isso digo que a organização é fundamental.

Logo, você conseguirá se manter tão produtivo e competente quanto sempre foi, mesmo em home office.

6. Defina o seu período de expediente com rigor

Aqui está um dos grandes desafios do home office: saber a hora de parar de trabalhar!

Bem, você pode até pensar que isso é uma qualidade, mas saiba que não é. Primeiramente, porque não é só seu emprego que importa na sua rotina. Além disso, você precisa descansar para estar preparado para o dia seguinte. A síndrome de burnout é um problema sério que afeta pessoas assim!

A produtividade no home office pode ser muito prejudicada se não há limites no expediente.

Por isso, basta seguir rigorosamente o seu horário de sempre, o que você cumpria no escritório. Se isso não for feito, a tendência é que você passe a entender que pode trabalhar simplesmente o dia todo, o que é impossível.

Ainda que você tenha mais flexibilidade, defina seu expediente e o respeite. Essa é a única forma de conseguir cumprir com todas as suas obrigações e necessidades. Seu dia a dia não pode ser baseado apenas no tempo que sobra depois do trabalho. Ter uma vida saudável depende também de tudo que você pode fazer antes e depois do expediente!

7. Deixe todos avisados sobre reuniões e ligações

Têm sido desafiador manter reuniões durante o home office. Afinal, elas costumam tomar bastante tempo e são pouco confortáveis. Além da dificuldade de passar horas diante de uma câmera, ainda há o desafio de manter o silêncio no ambiente.

Por isso, é importante compartilhar sua agenda de reuniões em ligações em casa.

Se todos sabem a que horas você estará dedicado a compromissos, fica mais fácil reduzir o barulho. As pessoas também evitarão chamá-lo e até mesmo transitar no seu local de trabalho. A produtividade no home office depende de foco, ou seja, se ninguém o desconcentra, você pode se manter ligado na reunião.

Nem sempre é fácil manter o ambiente controlado durante essas chamadas. Em alguns cargos, a necessidade de reuniões é alta, gerando vários momentos desse no dia. Quem mora com você também tem necessidades que podem afetar o silêncio da casa. Portanto, o diálogo é o melhor caminho nesses casos! O ideal é compartilhar a agenda e conversar sobre comportamentos a serem evitados.

Organização, paciência e boa infraestrutura são fundamentais para trabalhar em casa.

A rotina muda, os problemas surgem, mas ainda assim você pode se manter focado. Para manter a produtividade no home office é necessário seguir as sete dicas de ouro deste post. Eu tenho as colocado em prática e os resultados são ótimos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o Adriano

Olá, eu sou Adriano Couto, e se você é uma pessoa, que como eu, acredita na importância do seu desenvolvimento pessoal e profissional, conquistando um alto nível de qualidade de vida. Seja bem-vindo ao meu blog.

Inscreva-se em nosso blog

Avance em seu Crescimento Pessoal e Profissional

Fechar

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Artigos Relacionadas

Couto Performance © 2021

WhatsApp
Enviar