Nosso BLOG... Estratégias e Ferramentas para seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Nosso BLOG... Estratégias e Ferramentas para seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Ajudamos você a obter resultados reais para aumentar sua qualidade de vida. Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Nosso BLOG... Estratégias e Ferramentas para seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Ajudamos você a obter resultados reais para aumentar sua qualidade de vida. Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

O poder da produtividade gerar liberdade e prosperidade

Desde o primeiro momento em que ouvimos falar de produtividade, nunca mais deixamos de pensar nela. Você se questionará o tempo todo se está sendo produtivo. Em alguns momentos tentará aprender como ser mais produtivo. Afinal, quem não quer fazer mais no tempo que tem à disposição?

A ideia deste texto não é tornar você uma verdadeira máquina de executar tarefas. Isso é humanamente impossível. Cobrar isso de alguém beira a insensibilidade. No entanto, a produtividade baixa tem consequências.

Não cumprir com alguma demanda ou perceber que você fez pouco no dia. Quantas vezes nos sentimos dessa forma? São sensações que sempre vêm acompanhadas de culpa. Às vezes, elas trazem junto a ansiedade.

Produzir é fundamental, mas não se trata só de querer. Se fosse fácil, todos nós conseguiríamos. É um trabalho de superar obstáculos mentais e, então, executar suas tarefas.

Eu vou mostrar neste conteúdo por quais razões a baixa produtividade afeta você. Acompanhe!

Você sofre com estes problemas por causa da falta de produtividade?

A falta de produtividade nos causa muitas sensações . Certamente você já sentiu que seu dia estava curto demais para todas as suas tarefas.

O fato é que a questão do tempo não é o pior dos problemas.

Lidar com essa relação ruim entre tarefas e cumprimento das mesmas gera outras questões.

Você se sente realmente mal por não ter sido produtivo. É neste momento em que a falta de produtividade se torna uma questão de saúde.

A questão se torna muito maior do que uma simples dificuldade. Portanto, veja se você encara os problemas que listei a seguir!

Ansiedade

Uma das principais questões relacionadas à baixa produtividade é a ansiedade.

Você já sentiu dificuldades em começar as tarefas que você tem por pensar muito? Geralmente, pensamos que são muitas, que não daremos conta ou que são muito complexas.

Enquanto pensamos muito, o tempo passa. Logo, além da baixa produtividade, temos também uma ansiedade que só aumenta.

Essa situação simplesmente nos paralisa. Ao mesmo tempo que temos muito a fazer, não conseguimos fazer nada. É aí que uma grande culpa que nos consome.

O problema da ansiedade é um dos males da sociedade moderna. E em alguns casos, ele pode levar até mesmo à depressão.

Portanto, não dá para conviver com esse sentimento no nosso cotidiano. Ele parece só aumentar, à medida que produzimos cada vez menos.

Procrastinação

Você sempre pensa que dá para fazer depois algo que poderia fazer agora?

A procrastinação é um grande inimigo que muitas pessoas enfrentam. Portanto, é um problema em comum para quem enfrenta dificuldades em ser produtivo.

Há muitas razões que explicam a procrastinação. Se a ansiedade está presente, ela levará a essa tentativa de adiar as tarefas.

Em alguns casos, no entanto, a procrastinação é originada pela falta de disciplina. Ou seja, esse comportamento aparece em qualquer caso.

Procrastinar, muitas vezes, é tido como algo engraçado. Provavelmente, você já ouviu falar que deixar para última hora é “coisa de brasileiro”.

São paradigmas criados para analisar comportamentos de maneira superficial.

A verdade é que a procrastinação é um problema que nos prejudica muito. Mas dá para superá-lo!

Desorganização

Pessoas pouco produtivas se tornam desorganizadas com o passar do tempo.

Se você sofre deste problema, certamente está perdendo prazos. Afinal, fica difícil conseguir finalizar todas as tarefas do trabalho no dia.

A consequência é uma verdadeira bola de neve. Enquanto os trabalhos se acumulam, torna-se cada vez mais difícil manter suas prioridades organizadas.

Esse acúmulo de demandas vai gerar um cenário confuso e ainda pior. Se antes estava difícil fazer tudo, agora piorou. É que você nem sabe por onde começar.

A falta de organização não significa que você é alguém pouco responsável. Mas pode significar, sem dúvidas, que você precisa ser mais produtivo.

O que realmente gera a falta de produtividade?

A produtividade pode ser consequência de nossas escolhas. Afinal, se gastamos nosso tempo com algo que não importa, uma hora ele nos faltará.

Toda análise comportamental precisa ser feita dentro de um contexto. Portanto, não podemos falar de produtividade sem analisar os dias de hoje.

O que não nos falta são coisas para nos tirar do foco. Se eu fosse preparar uma lista, talvez você só terminaria de ler este conteúdo amanhã.

A verdade é que tudo depende de como lidamos com o que está ao redor. Se somos centrados, prosperamos. Se não, perdemos nossa produtividade.

Mas afinal, o que realmente prejudica a produtividade?

Perda de tempo com o que não importa

Você já procurou ajuda na internet antes para saber como ser mais produtivo?

Se sim, já deve ter se deparado com um monte de baboseira. Aliás, desculpe o termo, mas é que não dá para classificar de outra forma.

Às vezes, na ânsia de resolvermos nossos problemas, recorremos a qualquer coisa. Mas essas teorias, quase sempre, não valem muito.

São dicas de pessoas que nunca ajudaram alguém a conquistar algo. Portanto, como ajudariam você?

A falta de produtividade, muitas vezes, se dá pelo foco em coisas irrelevantes.

Enquanto esses gurus estão criando fórmulas de produtividade, há realmente como resolver o problema. Tudo depende muito mais de você e do método certo.

A propósito, deixe também de perder tempo com outras coisas gerais. Se você sente que passa tempo demais fazendo algo que não traz nada de positivo, repense isso.

Alguns dos inimigos da produtividade são videogames, celulares, séries, aplicativos, entre outros. Mas você não precisa abandonar, certo? É só saber quando fazer uso disso tudo!

Falta de distinção adequada das prioridades

Tudo importa igualmente, mas o que mais importa para você é algo único.

Eu costumo perguntar aos mentorados o que é mais importante na vida deles. Muitos respondem algo como família, filhos e pessoas.

Isso soa contraditório. Afinal, essas pessoas estão me procurando porque não conseguem ter tempo para o que elas consideram o mais importante em suas vidas.

Afinal, como alguém que tem a família como prioridade não passa tempo de qualidade com a sua?

Muitas vezes, nos falta produtividade porque dedicamos tempo demais a coisas que não são importantes. Logo, se você não prioriza, falta tempo para o que é importante.

Como resolver o problema da produtividade de vez?

A produtividade não surge da noite para o dia. Portanto, você deve adotar hábitos que o tornem uma pessoa dinâmica e objetiva.

Aqui estão algumas dicas que vão ajudar. Então, acompanhe!

Livre-se dos ladrões de tempo

Você conhece os ladrões de tempo? Pois bem, deve haver vários ao seu redor neste exato momento. São eles que prejudicam sua produtividade durante o dia.

Primeiramente, identifique o que faz você perder o foco. Isso varia de uma pessoa para a outra, mas precisamos ser sinceros com nós mesmos. Avaliar os ladrões de tempo nos permite dar um fim neles.

Você não precisa deixar de usar celular para assistir as séries que gosta. Mas deve definir hora e dia para fazer cada uma das atividades. Do contrário, elas seguirão roubando o seu tempo.

Use a tecnologia a favor da produtividade

A tecnologia está a favor da produtividade desde sempre. Talvez você não faça uso de metade dos recursos que têm à disposição.

Portanto, utilize o calendário do celular, cronometre as atividades e tenha ferramentas de automação no seu dia a dia.

Softwares em nossos computadores e aplicativos nos celulares serão de grande ajuda. Portanto, entenda como eles ajudam a organizar sua rotina e executar todas as tarefas.

Pare de perder tempo com decisões pequenas

Há pessoas que perdem tempo com decisões pequenas várias vezes ao dia.

Essa foi uma das razões que levou Steve Jobs a usar sempre o mesmo tipo de roupa diariamente. Se você eliminar todas as pequenas decisões, como qual roupa usar, ganha mais tempo.

É claro que você não precisa anular sua identidade. Portanto, defina quando você tomará essas pequenas decisões.

Outras que não são tão relevantes podem simplesmente serem desmistificadas. Pense antecipadamente nelas, assim, elas não geram um problema posteriormente.

Outra ótima referência é o método de decisões que Jeff Bezos, milionário dono da Amazon, utiliza. Basicamente, ele divide suas decisões em duas categorias:

  1. Decisões que podem gerar grandes consequências e que não têm volta – Essas requerem tempo e precisam entrar na sua agenda;
  2. Decisões pequenas que têm impactos mínimos na sua vida – Dedique o menor tempo possível nelas.

Faça uma coisa de cada vez

Ser multitarefa é algo complicado. É que somos humanos e só conseguimos ter total atenção a uma coisa por vez. Então, deixe o conceito multitask para computadores e smartphones.

Se você está fazendo algo, mas lembra de outra tarefa, espere. Só quando terminar o que você está executando no exato momento é que você pode pensar no próximo afazer.

Durante uma tarefa, dedique total atenção a ela. Assim, você garante a conclusão da mesma em pouco tempo. É assim que se torna possível completar todos os compromissos do dia.

Lembrou de algo que precisa ser feito? Anote! Assim você cria uma lista de prioridades e só passa para a próxima tarefa quando concluir a que está fazendo no momento.

Não há dúvidas que a produtividade é decisiva nos tempos modernos. É que cada vez mais somos exigidos e temos mais compromissos. Ao mesmo tempo, são muitos distrativos para nosso tirar do foco.

Se você se identifica com os problemas relatados neste tópico e sente que precisa de ajuda, conte comigo! Em meus 21 anos como mentor, já ajudei muitas pessoas.

O curso Produtividade Up,100% online, traz um método que tornará alguém mais produtivo de maneira eficaz e sem fórmulas mágicas. Saiba mais sobre!

Curso Online Produtividade

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o Adriano

Olá, eu sou Adriano Couto, e se você é uma pessoa, que como eu, acredita na importância do seu desenvolvimento pessoal e profissional, conquistando um alto nível de qualidade de vida. Seja bem-vindo ao meu blog.

Inscreva-se em nosso blog

Avance em seu Crescimento Pessoal e Profissional

Fechar

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Artigos Relacionadas

Couto Performance © 2021

WhatsApp
Enviar