Nosso BLOG... Estratégias e Ferramentas para seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Nosso BLOG... Estratégias e Ferramentas para seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Ajudamos você a obter resultados reais para aumentar sua qualidade de vida. Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Nosso BLOG... Estratégias e Ferramentas para seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Ajudamos você a obter resultados reais para aumentar sua qualidade de vida. Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Gestão do tempo: 7 mitos que precisamos esclarecer

A gestão do tempo é um desafio, mas também é uma arte. Se você sabe como organizar seu dia, verá que ele comporta tudo que deseja fazer. Nessa busca, você encontrará muitas afirmações que se repetem nos conteúdos de ajuda. Mas é preciso ter calma! Há muitos mitos entre as várias verdades sobre gestão do tempo.

Eu posso ajudar você. A razão para isso é uma: eu já testei grande parte dessas dicas. Assim, aplicando na minha vida, entendi o que é real e o que é fake. A partir disso, desenvolvi técnicas realmente efetivas.

Meu papel é sempre ajudar você, e por isso preparei um conteúdo definitivo. Depois de ler este conteúdo, certamente você saberá o que realmente surte efeito. Por isso, saiba mais sobre os mitos e verdades da gestão do tempo!

Gestão do tempo e sua importância

Me responda uma coisa: quantas vezes você já teve a sensação de que seu dia precisava de mais horas? Foram tantos afazeres que não deu tempo de cumprir com tudo. Isso acontece, é normal, mas precisa ser revisto. Se falta hora no seu dia, talvez você não esteja gerindo o tempo.

Pode parecer algo enigmático e complexo, mas não é. Se trata apenas de organização e, por mais que dê trabalho, você pode dominar o tempo. Afinal, grandes CEOs e gestores sempre têm tempo para todos os seus compromissos.

Quando se trata desse assunto, gosto de lembrar de um exemplo divertido e real, em que o personagem central é ninguém menos que Steve Jobs. Ele era comumente visto usando o mesmo visual:

  • camiseta de manga longa e gola alta (preta, mas às vezes branca);
  • jeans básico;
  • o mesmo tênis cinza.

Essa combinação, para muitos, se tratava de estilo. De fato, ele quis criar uma identidade. Mas Jobs explicou que a conveniência também o chamou a atenção. Para ele, usar a mesma roupa todo dia gerava economia de tempo. Afinal, ele não precisava escolher um visual diferente a cada manhã.

(Incluir uma imagem do jobs usando esse visual. Recomendo esta.)

Com esse exemplo, não quero fazer você se vestir como Jobs. É claro que você tem sua liberdade para se expressar. No entanto, o ponto principal é que ele definiu um hábito simples aliado à gestão de tempo.

Tempo e produtividade andam juntos

A gestão do tempo vai gerar produtividade. Assim, quanto mais organizado você for, mais conseguirá aproveitar as horas do seu dia. A relação entre essas duas questões é muito forte e, entender isso, fará toda diferença na sua vida.

Por exemplo, sabe aqueles dias em que você se distraiu muito? Neles, certamente você passou muito tempo fazendo coisas que não eram importantes. Esse comportamento fez com que você dedicasse períodos do seu dia a atividades erradas. Assim, sobrou pouco tempo para fazer o que era prioridade.

Se você para de trabalhar o tempo todo olhar o celular, você está roubando tempo de uma tarefa séria. Dessa forma, você terá menos tempo para essa obrigação. Assim, você gera uma verdadeira bola de neve no seu dia.

Todos os seus compromissos atrasam, justamente porque você não conseguiu focar em cada um deles. Ou seja, pela falta de foco e de priorização, sua produtividade foi baixa.

Os principais mitos da gestão do tempo

Se você é interessado sobre gestão do tempo, certamente já fez muitas pesquisas. Em alguns casos, já deve ter debatido com algumas pessoas sobre o assunto. Enfim, você também deve ter suas próprias ideias sobre o tema.

Este conteúdo será útil, justamente porque vou abordar esses mitos e mandar a real sobre eles. Sem enrolação, só mesmo o que faz sentido!

A seguir, confira algumas das principais ideias sobre gestão de tempo e veja se elas são mitos ou se são verdade!

Agendas de compromissos podem escravizar você

Certamente, quem afirmou isso não tem uma agenda. E digo mais, é possível que quem acredite nisso gostaria muito de ter organização. Afinal, se você se planeja, é muito mais fácil saber como gerir seu tempo.

Agora me responda: escravo do tempo é quem busca brechas para fazer algo ou quem define que horas fará cada tarefa? Se você se planeja, sempre com foco em metas, as chances de ter o tempo nas mãos é grande.

Naturalmente, não deixe que uma arrogância cresça em você. Afinal, imprevistos acontecem! No entanto, se você tem uma agenda definida, até para lidar com eles fica mais fácil.

Resumindo, ter uma agenda não é ser escravo dela!

Pessoas talentosas precisam saber se adaptar ao tempo

Pessoas talentosas podem se adaptar melhor ao tempo. Porém, isso não significa que elas só podem contar com isso. Pior ainda, e quem não é talentoso, como fica? Esse é um mito que desmerece pessoas e cria uma ideia errada.

Cada um de nós tem um ritmo, o que deve ser respeitado. Por isso, a ideia de que o improviso resolve tudo é tão errada. Enquanto uns conseguem ter mais adaptabilidade, outros precisam de planejamento baseado em tempo.

Por isso, tenha sempre em mente que a gestão do tempo é o único caminho certo. Você não precisa fazer malabarismo. Mantenha o planejamento e tente segui-lo ao máximo!

Controlar o tempo é totalmente possível

Você não pode controlar o tempo. Isso é utopia e ouvir isso pode até soar engraçado, não é mesmo? Enfim, o que quero dizer é que precisamos nos humanizar. Ou seja, é grande a necessidade de entender que, às vezes, seremos atropelados pelo tempo.

A gestão de tempo não visa preparar ninguém para ser um expert. Esse conceito só diz uma coisa concreta: com organização, você pode aproveitar melhor o tempo que tem. Isso, na verdade, passa longe de fazer malabarismos com as suas 24 horas.

Assim, saiba que você pode se decepcionar se acha que tudo está no seu controle. Quando se trata de tempo, sua missão é tentar usá-lo ao seu favor. Por isso, sua agenda é a principal ferramenta que tem para isso.

Você é obrigado a ter tempo para tudo

Alguns mentores vão dizer para você que sua obrigação é se adaptar. Por mais que você precise estar comprometido, também precisa respeitar seus limites. Sobre esse assunto, eu gosto de fazer um questionamento: o que é realmente prioridade para você?

Essa pergunta é importante porque dedicamos nosso tempo dessa maneira. Ou seja, ocupamos nosso dia com o que é relevante para nós. Além disso, também dedicamos tempo ao que é confortável e agradável.

Talvez você tenha tempo para malhar ou se dedicar a um novo curso. Acontece que, no momento, não é sua prioridade. Por isso, não adianta crer que você tem tempo para tudo. Na verdade, você tem tempo só para as suas prioridades.

Gestão de tempo só serve para a vida profissional

A gestão de tempo é uma técnica voltada para qualquer parte da sua vida. Afinal, você usa seu tempo para tudo, certo? Então, porque só seria importante cuidar do seu dia de trabalho? Seu lazer, seu tempo com a família e seu descanso são importantes!

(Inserir imagem de família reunida em casa, se for possível

Toda a sua organização precisa ser voltada para a sua vida. Isso significa cada uma das áreas dela. Até porque, se você não se planeja, não tem tempo para a saúde, para você e para as pessoas que você ama.

A gestão de tempo não separa o que é menos ou mais importante. Quem faz isso é justamente você. Assim, pense nas suas prioridades e as defina. A partir disso, você pode aplicar a gestão de tempo no que quiser!

Produtividade significa fazer tudo o que for possível

Acreditar nisso pode gerar duas consequências para você:

  • chegar à exaustão, a um burnout, por achar que pode fazer tudo;
  • ou se sentir incapaz porque não fez muitas coisas;

A verdade é que a produtividade deve ser ligada à qualidade. Além disso, também é preciso considerar o bem-estar. Por isso, nem sempre é possível fazer muitas coisas em pouco tempo.

Repense a ideia de produtividade. Para isso, faça novamente o exercício de definir as prioridades. Logo, você saberá o que é mais importante e, dessa forma, dedica seu tempo da maneira certa. Ou seja, produtividade é fazer tudo que é prioridade para você!

Pausar é prejudicial à gestão do tempo

Gestão de tempo engloba muitas coisas, entre elas, foco e saúde. Isso significa que, para passar horas concentrado e dedicado a algo, você precisa estar bem. Logo, a única forma de conseguir isso é respeitando os limites do corpo e da mente.

Por isso, realizar pausas não é nada prejudicial. Pelo contrário, você terá muito mais produtividade se fizer isso. Seu tempo será melhor aproveitado, já que você estará focado e descansado quando estiver em ação.

Tire sempre pausas durante o seu dia. Nem que seja uma de cinco minutos, por exemplo. A prova de que isso funciona é que técnicas de produtividade, como a Pomodoro, incluem pequenas pausas. Confie no que é comprovado!

Alguns ativos que temos em nossas vidas são valiosos e incalculáveis. Um dia que você está vivo é algo imensurável. Por isso, a gestão do tempo é de grande ajuda para permitir que você saiba aproveitar sua vida e alcançar os seus objetivos.

Se você se interessou por este assunto, certamente quer saber como estar mais focado, não é mesmo? Eu posso te ajudar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o Adriano

Olá, eu sou Adriano Couto, e se você é uma pessoa, que como eu, acredita na importância do seu desenvolvimento pessoal e profissional, conquistando um alto nível de qualidade de vida. Seja bem-vindo ao meu blog.

Inscreva-se em nosso blog

Avance em seu Crescimento Pessoal e Profissional

Fechar

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Artigos Relacionadas

Couto Performance © 2021

WhatsApp
Enviar