Nosso BLOG... Estratégias e Ferramentas para seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Nosso BLOG... Estratégias e Ferramentas para seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Ajudamos você a obter resultados reais para aumentar sua qualidade de vida. Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Nosso BLOG... Estratégias e Ferramentas para seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Ajudamos você a obter resultados reais para aumentar sua qualidade de vida. Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Erros de um empreendedor digital: conheça os principais

Celular com notificação de dinheiro

Começar um novo negócio é um grande passo. Por isso, é necessário estar pronto. Entre os principais erros de um empreendedor digital está a falta de preparo. Como entrar em um novo mercado sem estar qualificado? Isso também significa um desafio, pois nem todo empreendedor sabe exatamente o que é qualificação.

Aprender é importante, e conhecimento técnico é fundamental. Sem conhecer o mercado e a profissão, é difícil prosperar. No entanto, porque aprender mais do que você deveria? Muitos empreendedores pecam por não saberem a hora certa de dar o primeiro passo. O timing adequado faz toda diferença a médio e longo prazo.

Eu já vi muitos negócios com bom potencial não darem certo. Por isso, hoje consigo mostrar quais são os erros que empreendedores digitais cometem. Acompanhe mais sobre o assunto!

A falta de preparação é um dos grandes erros de um empreendedor digital

Para começar um novo empreendimento na web é preciso estar pronto. Logo, você deve ter estudado e praticado conceitos. Afinal, isso é o mínimo que se espera de um empreendedor digital. Se por acaso você não passou por esse processo, há riscos de falhar. Diante disso, tempo e dinheiro estão em jogo.

Alcançar sucesso é um fim.

Isso significa que há toda uma jornada até esse momento. No caso, estou falando do meio da história, ou seja, seu desenvolvimento. Para que esse desenrolar seja bem-sucedido, a preparação é fundamental. Por isso, não importa o mercado que você vai entrar. O que realmente conta é o seu preparo.

Ler um livro ou cursar uma faculdade não são suficientes. Atualmente, o mundo muda cada vez mais rápido. Seguindo a maré, os mercados acompanham isso. Além disso, há também a tecnologia, em constante evolução. Por isso, se você deseja ser um empreendedor digital, precisa focar em melhorar sempre.

Somente quem busca evoluir é aquele que sobrevive no mercado. Isso está relacionado à grande competitividade que a internet oferece. Afinal, qualquer um pode posicionar um negócio online atualmente. Mesmo que você tenha o melhor produto, outros saberão como vender bem o deles. Por isso, o que você tem feito para evoluir?

Nessa grande corrida, toda ajuda é bem-vinda. Por isso, busque evolução e novos aprendizados. Para isso meios como:
  • cursos técnicos;
  • formações acadêmicas;
  • palestras;
  • estudos particulares;
  • Mentorias

Por um desses meios, se preparar só depende de você dar o primeiro passo. Esse é o início da sua jornada de sucesso em um empreendimento digital.

O desperdício de tempo e energia é um problema

Todo conhecimento precisa ter aplicação. Isso significa que o empreendedor deve buscar resultados com tudo que aprende. Do contrário, qual é a utilidade que isso terá ao empreendimento? Por isso, muitas mentes talentosas perdem tempo demais. Antes de dar o primeiro passo, essas pessoas não criam nada de importante.

Sobre essa situação, gosto de citar Peter Drucker. Ele dizia a seguinte frase:

“Nada é menos produtivo do que tornar eficiente algo que nem deveria ser feito”.

Em outras palavras, por que perder tempo com algo que não terá sucesso?

Demorar a dar o primeiro passo é outro entre os principais erros de um empreendedor digital.

Dessa maneira, é necessário ter conhecimento preciso. Isso significa que o empreendedor deve aprender o que faz sentido. Assim, ele não investirá tempo e esforços em algo que não dará certo.

Primeiramente, o empreendedor deve obter conhecimento importante. Então, ele estará capacitado a investir seus esforços em ideias que são boas. É justamente o aprendizado que traz esse discernimento. Para ter boas ideias é necessário estar preparado

Um dos erros do empreendedor digital é querer saber demais

E se eu disser que conhecimento em excesso faz mal. Você acredita? Em outras palavras, tem gente que pensa demais antes de dar o primeiro passo. Isso acontece, é claro, por insegurança. Logo, o desejo de querer fazer tudo perfeito gera perdas. Assim, você investe tempo e dinheiro excessivo em algo que não traz resultados.

Diante disso, vou ajudar você a entender melhor essa relação entre aprendizado e execução.

Há um diagrama que explica bem essa questão. É este:
Matriz de competência empreendedora para empreendedores digitais
Matriz de Autodesenvolvimento para Resultados.

Com base na matriz, você consegue entender o que digo? Às vezes, você quer aprender mais do que precisa para ter resultados. Naturalmente, há casos em que também não há conhecimento suficiente. O equilíbrio no autodesenvolvimento é o que vai trazer bons frutos. Sem ele, você não sai do lugar em que está agora!

O caminho para evitar os erros de um empreendedor digital

O empreendedor precisa focar em resultados ambicionados. Esse conceito está relacionado ao aprendizado focado em um objetivo. Assim, a questão central é: qual é a sua ambição?

Enquanto uns querem entrar no mercado, outros querem fazer isso e serem excepcionais. Por isso, um objetivo válido é querer ter um excelente atendimento, por exemplo. Além disso, outra ambição válida é ter o melhor produto na sua categoria. Por mais que haja muitos no mercado, o melhor está em outro nível. Por que não ter esse tipo de ambição?

Para cada um desses objetivos há um nível de preparo. Isso tem a ver com o quadro que você viu acima. Por isso, para cada ambição, é necessário ter o conhecimento necessário. Esse nível não deve ser maior ou menor. Do contrário, será perda de tempo, dinheiro e fonte de frustrações.

Para quem busca dar o primeiro passo, o caminho é mais simples do que parece. Agora, quem quer a excelência, precisa lidar com erros. Essa jornada vai trazer aprendizados práticos, esses sendo muito valiosos.

Para se qualificar, um empreendedor precisa passar por três etapas principais. São elas:
  • conquista do conhecimento;
  • prática do conhecimento;
  • aplicação do que foi aprendido.

Cada uma dessas etapas é essencial. Por isso, detalharei cada uma delas a seguir!

Conquista

Primeiramente, defina o que você deseja. Por exemplo, digamos que você queira criar conteúdos em vídeo para atrair clientes. Esse é um objetivo válido e que requer preparo. Por isso, você precisa trabalhar para conquistá-lo.

Nesse cenário, você já tem seu e-commerce. Agora, a missão é atrair leads qualificados e convertê-los em clientes. Dessa forma, os vídeos são uma boa opção, mas você não sabe como fazer isso. No entanto, há muito conteúdo educativo à disposição. Assim, basta ir atrás da conquista do aprendizado!

Para alcançar esse conhecimento, busque fontes. Esse aprendizado pode estar em vídeos no YouTube, e-books e até mesmo cursos especializados. Em um primeiro momento, qualquer aprendizado será enriquecedor.

Mesmo com essas pesquisas e estudos, você deve ir além. Depois do conhecimento básico, é hora de acelerar. Por isso, vá em busca de mentorias de profissionais especializados. Isso otimiza seu tempo e investimento. Assim, a jornada de conquista do conhecimento é menor e bem-sucedida.

Prática

A prática é tão importante quanto o aprendizado!

Por exemplo, já trabalhei como mentor de um executivo de sucesso que não conseguia avançar a esse estágio. O objetivo dele era migrar para um empreendimento digital.

Apesar de ter muito conhecimento, ele ainda não praticava. Por isso, meu trabalho foi ajudá-lo a agir. Esse era o único caminho para conseguir o que desejava. Ao fim, deu tudo certo e ele teve sucesso! Por isso, gosto sempre de reforçar o seguinte:

Ficar estagnado é um dos principais erros de um empreendedor digital!

Diante desse exemplo, acredito que você deveria refletir. Será que você já não tem o conhecimento suficiente? Se esse é o caso, talvez falte entender como dar esse passo. Logo, um mentor pode ser decisivo no seu processo de autodesenvolvimento.

Nesse meu caso de sucesso com o executivo, o incentivei a dar o primeiro passo. Gradativamente, ele se sentiu mais confiante e não desistiu. O resultado? Ele alcançou os objetivos que desejava! Isso já era esperado, afinal, ele se qualificou.

Aplicação

Entre os erros de um empreendedor digital está a não aplicação do conhecimento.

Afinal, como chegar ao sucesso sem agir? Você tem o conhecimento e a habilidade, já que praticou. Agora, só falta a atitude para aplicar isso no seu negócio!

Para ter bons resultados, você precisa de coragem. Por isso, a mentoria é tão importante. Nela, o mentor ajuda você a entender que está pronto e que precisa agir. Infelizmente, nem sempre estamos prontos para entender isso. Às vezes, a nossa percepção depende do conhecimento de alguém qualificado.

Diante desse conceito da necessidade de aplicação, gosto do seguinte pressuposto:

Não existe fracasso, somente feedback!

Afinal, quem acha que uma jornada empreendedora será do de sucessos? Acontece que, para chegar no objetivo, é preciso lidar com derrotas. Por isso, quanto mais cedo você começar esse ciclo, mais rápido chega à vitória.

Então, pare de perder tempo! Se você tem as ferramentas à disposição, comece sua jornada. Aprender com foco em objetivos é ótimo. Dessa forma, você consegue visualizar toda a trajetória até o sucesso.

Os erros de um empreendedor digital podem custar sua carreira. Por isso, dedique tempo ao conhecimento certo para você. Ou seja, tenha foco em resultados ambicionados. Só assim você chegará ao topo do seu mercado e será bem-sucedido.

Para conquistar isso tudo, eu posso ajudar você. Meus anos de experiência como mentor serão decisivos na sua evolução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o Adriano

Olá, eu sou Adriano Couto, e se você é uma pessoa, que como eu, acredita na importância do seu desenvolvimento pessoal e profissional, conquistando um alto nível de qualidade de vida. Seja bem-vindo ao meu blog.

Inscreva-se em nosso blog

Avance em seu Crescimento Pessoal e Profissional

Fechar

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Artigos Relacionadas

Couto Performance © 2021

WhatsApp
Enviar