Nosso BLOG... Estratégias e Ferramentas para seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Nosso BLOG... Estratégias e Ferramentas para seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Ajudamos você a obter resultados reais para aumentar sua qualidade de vida. Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Nosso BLOG... Estratégias e Ferramentas para seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Ajudamos você a obter resultados reais para aumentar sua qualidade de vida. Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Emoções positivas: entenda o que são e como cultivá-las

Cultivar emoções positivas pode gerar grande impacto em nossas vidas. No entanto, nem sempre estamos prontos para dar espaço a elas. Isso acontece porque perdemos tempo demais focados em pensamentos ruins. Logo, eles se tornam palavras e geram situações de convivência ruim para todos.

Ser positivo é um desafio. Afinal, nem sempre estamos em um bom momento nas nossas vidas. Por isso, é importante manter a atenção sobre nosso comportamento. Se isso não for feito, estaremos sempre cercados por pensamentos ruins que não nos levam a lugar algum.

Para alcançar objetivos e desenvolver relacionamentos é preciso ter emoções positivas. Por isso, mostro neste post o que são elas, quais as principais e como cultivá-las na sua vida. Acompanhe!

Saiba o que são as emoções positivas

Em nosso dia a dia, estamos expostos a uma série de emoções. Entretanto, nem sempre sabemos identificar quais são benéficas e quais não são. Por isso, estamos sempre sob o risco de dedicar tempo demais ao que não vale a pena.

As emoções positivas são as que mais têm importância em nossas vidas. São elas que trazem tranquilidade, satisfação, bem-estar e a ideia de um bom futuro. Logo, quanto mais delas cultivamos, melhor será a nossa vida.

Dito isso, não gosto de falar que apenas elas estarão em nossa rotina. Isso seria uma tentativa de enganar você. Afinal, somos seres humanos e temos nossos momentos de baixa, seja com raiva, seja com  tristeza. O que realmente importa é saber o que fazer com esses sentimentos.

Por isso, peço que reflita. Como você se sente quando está feliz e motivado? Certamente, com mais energia para encarar a rotina e seus planos profissionais e pessoais. É que as emoções positivas são quase um combustível para a vida!

É importante analisar essa questão do ponto de vista psicológico. Se emoções desse tipo são comuns, conseguimos ter maior qualidade de vida. Ou seja, tudo passa pelo foco e atenção que damos a acontecimentos e momentos em que vivemos.

As principais emoções positivas

Para cultivar emoções positivas precisamos conhecê-las. Desse modo, é possível dar mais valor a cada uma delas e mantê-las sempre em alta. Algumas das principais são: gratidãoalegriaamorotimismoorgulho, contentamentoesperançainteresse.

Entenda o impacto dessas emoções em sua vida

Sentimentos e emoções têm grande impacto em nossas vidas. A todo tempo, estamos refletindo nosso redor e o que temos passado. Por isso, ainda que o momento seja difícil, é importante tentar ser resultado do que está acontecendo de bom.

Se as emoções positivas são cultivadas, há muitos benefícios para se aproveitar. Assim, é possível alcançar objetivos, ter maior sucesso e viver em harmonia. A seguir, veja quais são os impactos das emoções positivas em nossas vidas.

Os relacionamentos se tornam mais agradáveis

Esperamos que outras pessoas sejam sempre pontos de segurança para nós. Porém, nem sempre nos preocupamos em ser o mesmo para elas. Para que isso seja possível, é fundamental basear nossas atitudes em emoções positivas.

Se estamos sempre focados nas coisas boas, estaremos sempre mostrando nossa melhor versão. Para outras pessoas, isso significa muito. Elas passarão a nos ver com outros olhos e, junto a isso, conseguimos ser melhores para o próximo.

Essa postura é importante em qualquer tipo de relacionamento. Por exemplo, no seu trabalho, em negociações, com a família e com amigos. Portanto, as melhores emoções nos permitem nos conectarmos melhor com outras pessoas.

Há mais disposição e energia para a rotina

Emoções negativas podem consumir toda nossa energia, o que nos faz ter menos disposição. Por exemplo, sabe aqueles dias em que você está muito preocupado e ansioso? Nesses momentos, parece que não temos energia para fazer nada.

É realmente isso que acontece, já que a tensão nos causa cansaço. Em outras palavras, emoções negativas levam toda nossa energia. No entanto, se você foca nas coisas boas, há mais motivação para o dia a dia.

Em resumo, estamos falando de como nosso corpo funciona. As emoções ruins prejudicam a produção de serotonina pelo nosso organismo. Por isso, nos sentimos sem disposição, desmotivados e tristes. Agora, se você se mantém positivo, há mais força para agir!

Seu foco é direcionado às emoções positivas

Às vezes, é difícil de se livrar de um sentimento ruim. É como que eles estejam ligados a lembranças, preocupações e inseguranças. Então, por mais que seja difícil esquecer deles, cabe a nós o esforço para focar no que é positivo.

Em vez de lembrar do que o preocupa, foque em um objetivo. Assim, você vai conseguir ocupar sua cabeça com algo importante. Além disso, tente focar nas conquistas que você já realizou. Isso vai trazer orgulho e satisfação.

Para focar no que importa é preciso entender o que é prioridade. Desse modo, fica mais fácil tirar seus pensamentos do que gera cansaço emocional. Se você faz isso, conseguirá focar no que realmente importa na sua vida.

O bem-estar emocional só aumenta

Precisamos entender que nós mesmos criamos o ambiente em que vivemos. Por isso, não espere estar bem se você não consegue ultrapassar sentimentos ruins. Se eles estão sempre por perto, você ficará ansioso e isso pode levar a um estado depressivo.

Naturalmente, não estou dizendo que basta querer ter emoções positivas. Esse processo depende de um estímulo e do direcionamento dos seus pensamentos. Agora, se você consegue isso, estará mais perto de alcançar o bem-estar emocional.

Ser grato, reforçar suas conquistas e outras atitudes geram um ambiente positivo. Logo, sua vida será cada vez melhor e repleta de bons sentimentos. Isso vai contagiar quem está ao seu redor!

Saiba como cultivar emoções positivas

Cultivar emoções positivas e sentimentos bons é um exercício. Conforme você consegue chegar ao estado ideal, é possível alcançar benefícios. Agora, confira as principais dicas sobre como cultivar emoções positivas no seu dia a dia!

Avalie o seu passado e reflita suas conquistas

O que você tem feito nos últimos anos e quais resultados conquistou? Esse questionamento é importante para ter mais orgulho.

Às vezes, nos cobramos demais pelo que não está dando certo. No entanto, o passado trouxe muitas conquistas que você alcançou por esforço próprio. Assim, é sempre importante pensar no que você já fez de positivo.

Então, sempre que você tiver um grande objetivo pela frente, lembre-se do que já conseguiu em sua vida. Se você não fizer isso, sentimentos como o medo e a insegurança podem tomar conta. Ao fazer essa prática, você fortalece sua mente com emoções positivas.

Priorize enxergar ensinamentos em vez de erros

Eu já tive muitos momentos difíceis na vida. Se você não erra e experimenta a derrota, não está realmente pronto para vencer. Assim, o que pode ser feito é absorver todo o aprendizado de momentos como esse.

Dito isso, há duas maneiras de lidar com os erros: enxergar eles como falta de capacidade ou como chance de aprendizado. Afinal, até quando dá tudo errado é possível tirar experiência e ensinamento.

Quem consegue fazer isso, certamente vai desenvolver emoções positivas a partir de um momento difícil. Se você conseguir enxergar coisas boas, levará aprendizado para o resto da sua vida.

Olhe mais para o que há de positivo acontecendo

O que está acontecendo na sua vida agora? Se você só consegue ver a parte ruim, vai ser difícil gerar emoções positivas. Logo, você estará em um lugar difícil em que não consegue enxergar chances de melhora.

Agora, se sua visão está direcionada para a parte boa da vida, há sempre esperança. Por isso, foque sempre no que tem dado certo. Não deixe de valorizar pequenas conquistas, esforços e, principalmente, sua competência.

Se você valoriza as coisas boas, consegue entender que elas dependem de você. Afinal, elas estão ali, só que até o momento você preferiu focar no que não está bom. Esse é o erro!

Então, o ensinamento que deixo é que você deve valorizar as coisas positivas.

Trace objetivos que sejam possíveis de alcançar

Você sabia que os objetivos que traça podem ser auto sabotagem? Afinal, se você quer alcançar algo que sabe que não conseguirá, vai se frustrar. Logo, fica difícil manter emoções positivas depois de se decepcionar.

O ideal é evitar esse comportamento. Para isso, você deve focar em objetivos que sejam realmente possíveis. Dessa forma, você trabalha com metas realistas e que estão adequadas aos esforços que você pode fazer atualmente.

Comece com pequenos objetivos. Se você os alcançar, terá orgulho disso! Em seguida, continue seu planejamento e pense em metas maiores. Dessa maneira, você evolui pouco a pouco, sempre movido por emoções positivas.

Alcançar sonhos e metas é o que precisamos. Por vezes, se tratam de objetivos financeiros, mas às vezes, é só sobre pessoas e relacionamentos. Seja lá qual for a sua intenção, saiba que as emoções positivas geram o ambiente ideal. Foque nelas sempre!

Em busca de ajuda profissional para alcançar seus objetivos? Eu posso ajudar você nessa jornada. Saiba mais sobre meu projeto de Mentoria. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o Adriano

Olá, eu sou Adriano Couto, e se você é uma pessoa, que como eu, acredita na importância do seu desenvolvimento pessoal e profissional, conquistando um alto nível de qualidade de vida. Seja bem-vindo ao meu blog.

Inscreva-se em nosso blog

Avance em seu Crescimento Pessoal e Profissional

Fechar

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Artigos Relacionadas

Couto Performance © 2021

WhatsApp
Enviar