Nosso BLOG... Estratégias e Ferramentas para seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Nosso BLOG... Estratégias e Ferramentas para seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Ajudamos você a obter resultados reais para aumentar sua qualidade de vida. Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Nosso BLOG... Estratégias e Ferramentas para seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Ajudamos você a obter resultados reais para aumentar sua qualidade de vida. Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Você pode cumprir as metas de ano novo em 7 passos

Novo ano, novas metas, certo? Desde já, janeiro traz com ele a sensação de que é possível recomeçar, mas dessa vez melhor, com mais dedicação e de maneira estratégica. Contudo, isso depende de como organizar suas ideias. Afinal, você está pronto para cumprir as metas de ano novo?

Os próximos 12 meses podem ser os melhores da sua vida. No entanto, isso depende do que se pretende alcançar ao decorrer deles. Mais do que saber o que deseja conquistar, é necessário também se preparar. Por isso, planejamento é tudo!

Com organização, respeito às suas limitações e dedicação estratégica, as metas podem ser alcançadas. Já parou para pensar em quais delas aplicará seus esforços ao longo deste ano que se inicia?

Uma pesquisa realizada por Richard Wiseman – um psicólogo britânico – apontou que 90% das pessoas que estabelecem metas de final de ano, não cumprem essas metas. E ainda há estudos que indicam que, no Brasil, esse número cai para 8%. Mas, o que será que diferencia essa pequena porcentagem que consegue bater as metas determinadas?

Neste post, mostro os 7 principais passos para alcançar seus objetivos em um novo ano que se inicia. São eles:

  1. Escreva toda as suas metas
  2. Seja realista
  3. Defina um cronograma
  4. Defina metas em ordem de prioridade
  5. Analise os avanços em cada meta
  6. Ajuste as metas se for necessário
  7. Comece agora mesmo

Confira a seguir!

1. Escreva todas as suas metas

Você já deve ter em mente tudo que go staria de alcançar no ano que se inicia, certo? Afinal, é comum ter a cabeça cheia de ideias nessa época. Isso acontece, principalmente, por causa da sensação de recomeço. De fato, é a melhor hora para abandonar velhos hábitos ruins e adotar outros bons.

Um novo ano é também o momento certo de aproveitar esse turbilhão de pensamentos e filtrar o que realmente faz sentido para a fase atual da sua vida. Metas estratégicas precisam ser muito mais do que uma ideia na sua cabeça, afinal, elas vão levá-lo até onde deseja chegar.

Comece o planejamento anotando tudo que você pretende conquistar ao longo do ano. Podem ser objetivos como:

  • uma promoção no trabalho;
  • uma viagem importante;
  • a aquisição de um novo bem;
  • a adoção de um hábito importante para sua saúde.

Enfim, metas podem ser qualquer coisa que demande esforço e que trazem satisfação e orgulho quando cumpridas.

A dica mais importante que posso dar nesse momento é: anote simplesmente tudo que estiver em seus pensamentos!

2. Seja realista

Apenas você pode definir o tamanho das suas metas. Afinal, você sabe o peso que elas têm e como elas impactarão sua rotina e sua vida. Entretanto, nem sempre temos essa noção rapidamente, o que pode gerar uma relação ruim com os objetivos traçados. Esse desalinhamento acontece quando não somos realistas ao defini-los.

Lembra das anotações das metas que sugeri que você fizesse na nossa primeira dica? Agora, é importante analisar cada uma delas com o seguinte questionamento: é realmente possível conquistá-la com os recursos que tenho? Vai por mim, isso fará toda diferença!

Ser realista é fundamental para qualquer planejamento estratégico. Isso vale tanto para uma grande empresa quanto para um indivíduo.

Definir e trabalhar de maneira irrealista gera perdas. Você investirá tempo, dinheiro, dedicação e saúde emocional em algo que não poderá alcançar. Não se trata de uma questão competência, mas sim de não ter como controlar fatores que não dependem só de você.

Dessa maneira, a melhor forma de se manter realista com as metas é executar um exercício de análise. Para isso, avalie as metas anotadas, reflita sobre os esforços necessários para alcançar cada uma delas, avalie a relação delas com seu tempo e recursos gerais disponíveis, e mantenha apenas aquelas que são realistas.

Assim, você evita frustrações e se dedica apenas às metas que fazem sentido!

3. Defina um cronograma

Procrastinação, desânimo e aquela preguiça que não larga de você! Há realmente muitos fatores atuando contra na hora de cumprir as metas de ano novo, mas tudo isso precisa ficar de lado.

cronograma é uma ferramenta simples, mas que pode ajudar a estruturar suas metas. Mais do que isso, pode garantir que elas sejam cumpridas no tempo certo, respeitando também o seu ritmo. Cronogramas ajudam a distribuir as metas em períodos específicos ao longo do ano. Se você tem dois grandes objetivos, por exemplo, pode colocar um para cada semestre.

No primeiro semestre, detalhe uma das grandes metas em etapas, as distribuindo ao longo dos seis meses. Assim, você consegue planejar a chegada à meta de forma gradativa. Dessa maneira, fica mais fácil cumprir prazos definidos e se manter ativo.

O mesmo deverá ser feito com a outra grande meta, seguindo o exemplo mostrado. Definir um cronograma é um modo de oficializar a maneira como você ira cumprir as metas de ano novo. Além disso, ele também ilustra a forma como o seus esforços devem progredir até o objetivo final.

4. Defina metas em ordem de prioridade

Peço que me responda o seguinte: quais metas de ano novo são decisivas para a sua vida? Com esse questionamento, não digo que você não pode sonhar, mas é importante mostrar que, por hora, priorizar alguns objetivos é essencial.

Seu sonho é o que deseja focar no momento? Se for, beleza. Perfeito! Trabalhe nele com todo o seu esforço e dedicação. Geralmente, oportunidades como essas são únicas.

Um novo ano é uma oportunidade de reorganizar sua vida. Talvez você estivesse perdendo tempo demais com coisas que não trazem nada de positivo. Há muitos “ladrões” de tempo, como as redes sociais, mas eles não podem ter esse papel.

Constantemente, pessoas deixam de priorizar questões importantes por causa de outras irrelevantes. No entanto, essas pequenas coisas ocupam um grande espaço na agenda cotidiana.

Metas financeiras são um ótimo exemplo para ilustrar o que estou dizendo agora. Quantas vezes você já deixou de investir em um sonho “caro” para gastar com objetos e experiências pequenas? Essas coisas só trazem felicidade momentânea. Se sua meta é grande, dê prioridade a ela!

O esforço requer abrir mão de algumas coisas, mas lembre-se: você tem um objetivo e ele é prioridade na sua vida!

5. Analise os avanços em cada meta

As metas e as etapas de trabalho foram definidas. Também já houve a distribuição no cronograma, certo? Por isso, agora é hora de avaliar o avanço delas. Essa é uma etapa que precisa se repetir frequentemente, como forma de mensurar quais resultados você conquistou.

A avaliação, antes de tudo, funcionará como um fator de motivação. Checar seu cronograma e constatar a progressão em relação às metas é um momento muito satisfatório, mas ter essa sensação depende de você. Se não houve dedicação, os resultados não serão bons e você vai detectar isso.

É preciso definir um espaço de tempo ideal para que haja essa mensuração. Você pode fazer análises semanais, quinzenais e até mesmo mensais. Esse espaçamento dependendo de quantos objetivos há no seu cronograma.

Organize como preferir! O importante é sempre realizar esse levantamento para entender a progressão do alcance das metas.

6. Ajuste as metas se for necessário

Para cumprir as metas de ano novo, às vezes será necessário repensá-las. Isso é importante se os resultados não estão satisfatórios. Contudo, não encare como uma derrota. Com o ajuste de objetivos, você conseguirá alcançar o que definiu, e isso sim importa.

No entanto, é preciso analisar alguns pontos. O intuito desse exercício é entender as razões que impediram os resultados esperados. A princípio, há três motivos principais que distanciam pessoas de suas metas:

  • você não está se dedicando o suficiente;
  • você definiu metas irrealistas;
  • algum fator externo está dificultando você.

Antes de mais nada, você precisa identificar as razões que estão o impedindo de progredir. Quando você é o culpado, é preciso repensar suas prioridades para entender se a meta definida é importante. Agora, se são fatores externos, ou se a meta foi irrealista, é possível ajustá-la.

Todos podemos falhar, seja na execução, seja no planejamento. O ajuste de metas é uma forma de se permitir lidar com essa dificuldade e adaptar o objetivo para algo realista. Entretanto, isso também serve para otimizar sua rotina, por meio de novos métodos que melhoram seu desempenho.

7. Comece agora mesmo

Por que esperar mais? Estou certo de que sua mente está um turbilhão de pensamentos e ideias depois de chegar até aqui. Por meio deste conteúdo, consegui mostrar como é possível estruturar suas metas de maneira estratégica. Com dedicação e priorização, você dedica seu tempo e energia ao que realmente vale a pena

Pessoas têm grandes ideias de empreendimentos, ou planos pessoais, mas simplesmente não executam. Isso acontece, às vezes por medo, às vezes por conta de desculpas que nós mesmos inventamos para não dar o primeiro passo. A autossabotagem é algo real. Por isso, se você a leva a sério, está pronto para superá-la.

Não há mais nada a fazer, a não ser colocar suas metas no papel. Em seguida, analise quais delas são realistas e trace um planejamento que as priorize. Um novo ano só será realmente diferente se você tiver a atitude necessária para mudar. Muitas vezes se trata de recomeçar ou dar início ao objetivo que vale a pena na sua vida.

Cumprir as metas de ano novo ficará mais fácil depois dessas dicas que você conferiu. Pode confiar! Afinal, muitas pessoas têm objetivos importantes, mas não lidam com eles de maneira organizada É assim que deve ser e agora você sabe como fazer!

Quer saber quais livros que li para aprender tudo que sei durante minha jornada? A lista conta com 150 publicações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o Adriano

Olá, eu sou Adriano Couto, e se você é uma pessoa, que como eu, acredita na importância do seu desenvolvimento pessoal e profissional, conquistando um alto nível de qualidade de vida. Seja bem-vindo ao meu blog.

Inscreva-se em nosso blog

Avance em seu Crescimento Pessoal e Profissional

Fechar

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Artigos Relacionadas

Couto Performance © 2021

WhatsApp
Enviar