Nosso BLOG... Estratégias e Ferramentas para seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Nosso BLOG... Estratégias e Ferramentas para seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Ajudamos você a obter resultados reais para aumentar sua qualidade de vida. Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Nosso BLOG... Estratégias e Ferramentas para seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Ajudamos você a obter resultados reais para aumentar sua qualidade de vida. Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Controle emocional: saiba como treinar o seu

Os desafios, as pressões no trabalho e as responsabilidades fazem parte da vida adulta. Tudo isso exige de nós o mínimo equilíbrio. Por isso, o controle emocional é uma das maiores conquistas que podemos alcançar.

Se somos serenos e conscientes, nossas decisões podem ser mais corretas. Por isso, sua vida pode mudar se você tem inteligência emocional e controle.

Geralmente, cometemos erros simples em nossas vidas, mesmo sendo capacitados. Nesses casos, nos falta preparo mental, além do nosso conhecimento. Se não há equilíbrio, é difícil lidar com os desafios da vida. Por isso, é preciso estar com a cabeça tranquila e, para conquistar esse estágio, é preciso treinar

O controle emocional é um importante tema e, por isso, resolvi falar um pouco mais dele neste post. Mostrarei mais sobre a necessidade de equilibrar as emoções e ter inteligência para lidar com elas. Confira!

A inteligência emocional no dia a dia

Hoje, estamos expostos a muitas informações, o que gera pressão. Por isso, sentimos dificuldades em encarar cada desafio por vez. É como se fossemos bombardeados de compromissos, exigências e cobranças que nem sempre existem.

É natural que todas essas sensações gerem ansiedade e nervosismo. Então, lidar com decisões importantes se torna mais difícil. Nessas horas, nos falta capacidade de entender sentimentos e encará-los da maneira certa. Na verdade, o que nos falta é a boa e velha inteligência emocional.

O conceito é bem simples: é a capacidade de identificar sentimentos e saber lidar com eles. Por isso, se você está nervoso antes de um grande momento, não ache isso estranho. É natural se sentir assim, mas você precisa saber o que fazer. Do contrário, esse nervosismo vai impedir que você tenha o desempenho necessário.

A inteligência emocional consiste em analisar cada emoção. É dessa maneira que conseguimos encarar tudo que sentimentos e as causas disso. Somente assim não seremos reféns dos nossos pensamentos e do que acontece em nossas mentes.

Alguns sentimentos podem nos paralisar

Pode ser que, em algum momento, o medo já tenha paralisado você. Isso acontece também quando estamos muito ansiosos. Além dessas, há muitas outras ocasiões que nos tiram o ímpeto para realizar algo. Saiba que isso só acontece pela falta de controle emocional. Afinal, se não lidamos com os sentimentos, eles nos dominam.

Quer ver um bom exemplo de profissional que precisa ter inteligência emocional? O trader, ou seja, o investidor da bolsa que realiza operações rápidas. Neste trabalho, é preciso saber responder na hora certa. É que as ações mudam de preço a todo momento, o que gera possibilidades de vendas e compras.

No entanto, em alguns casos, o melhor a fazer é esperar. Se o trader confia no seu método, ele precisa ter paciência e esperar o preço chegar onde ele deseja. Porém, o risco de perder dinheiro tirar a segurança das pessoas. Nesses casos, a inteligência emocional faz toda diferença.

Se o trader entende o que está havendo, sabe que precisa aguardar. Para isso, o autocontrole e o entendimento dos sentimentos são fundamentais. Saber que o nervosismo é uma reação natural vai permitir lidar com ele da maneira certa. Logo, isso vai gerar a decisão mais adequada.

O controle emocional e os benefícios que isso traz

O controle emocional é uma das grandes conquistas que eu tive. Precisei estudar durante anos a importância dele e seus resultados. E foi quando conquistei um nível satisfatório – sempre podemos evoluir mais – que passei a ter maior autonomia na minha vida. Enfim, se eu consegui, você também pode.

São muitos os benefícios de alcançar o controle emocional. Por isso, separei alguns dos principais e você os confere a seguir!

Sua saúde mental vai melhorar

Acredite, sua saúde mental depende muito do seu controle emocional. É que se você lida com os sentimentos, sabe o verdadeiro peso deles.

Hoje, uma das grandes dificuldades que enfrentamos é a supervalorização. Por isso, às vezes não temos uma grande problema de verdade, mas achamos o contrário.

Sem equilíbrio emocional, não sabemos dimensionar situações. No entanto, se estamos no controle, dá para encarar tudo com maior clareza. Isso reduz nossas preocupações e o peso de situações pouco importantes.

Precisamos entender que qualidade de vida depende de saúde mental. Ou seja, se você tem controle emocional, sua cabeça estará tranquila e saudável!

Você tomará decisões mais certas

A vida de qualquer pessoa é feita de decisões. Se você faz as escolhas erradas, sofrerá as consequências. Isso parece duro, mas é a realidade. Por isso, entenda que o seu futuro pode ser moldado pela falta de controle emocional.

Situações de grande pressão, aquelas que geram medo, tiram nosso poder de raciocínio. Logo, fica difícil agir da maneira mais adequada, já que não estamos no controle das emoções. É nesses momentos nos quais erramos e mudamos nosso destino.

Eu não quero que você pense que estou tentando amedrontar você. Só que você precisa fazer sua parte, que é justamente buscar equilíbrio dos seus sentimentos, para que isso não aconteça. 

Quanto mais no controle da sua vida você estiver, mais estará sereno na hora de fazer escolhas. É assim que devemos tomar as decisões que importam! 

Aprenda a observar os sinais de quando você está perdendo o controle de suas emoções. 

Você vai alcançar a sua inteligência emocional

A inteligência emocional é uma consequência direta do controle dos sentimentos. E esse patamar só cega para quem está com a saúde mental em dia.

Se você é capaz de lidar com tudo que sente, saberá analisar cada reação. Assim, estar nas rédeas se torna mais fácil e você passa ileso por momentos difíceis. É isso que muitas pessoas têm buscado ao longo da vida, especialmente grandes líderes.

Por exemplo, os gestores precisam tomar decisões importantes o tempo todo. São elas que definem os rumos de negócios, esses sendo pequenos ou grandes. Mas só acerta quem sabe que aquela situação é arriscada e demanda equilíbrio.

É a inteligência emocional que reduz as chances de escolhas erradas. Se você alcançar isso, sua vida vai decolar!

As melhores dicas para ter controle emocional

Boas dicas nos ajudam a ter maior controle emocional, e é isso que você verá a seguir. Por isso, confira essa seleção que preparei!

Respire e mantenha a calma

Você deve manter a calma, acima de tudo. Esse é o primeiro passo para estar no controle das situações mais difíceis da sua vida. Afinal, se é difícil de lidar quando se está bem, imagina quando estamos fora de si?

Também é necessário pensar que há solução para tudo na sua vida. E isso não é um discurso motivacional, é que realmente é realidade. No entanto, o nervosismo não nos permite encontrar a saúde certa.

Toda vez que você se sentir angustiado e preocupado, pare um pouco. Essa desaceleração vai trazer você de volta à terra e gerar reflexão.

Identifique os seus sentimentos e mantenha o controle emocional

Um dos melhores exercícios é pensar no que estamos sentindo. É que nos momentos difíceis, perdemos  nossa capacidade de refletir sobre o cenário.

Cada um de nós reage de maneira diferente a um sentimento. Por isso, se você identifica o que está acontecendo, já saberá o que ele causa e como lidar com ele. A propósito, esse é um exercício simples e proposto para crianças.

Se você quiser analisar a situação, anote todos os seus sentimentos. Em seguida, leia e tente entender porque você está dessa maneira. Isso vai ajudar a pensar em cada situação com a calma necessária para superar qualquer dificuldade.

Tire um tempo para relaxar

Haverá momentos em que tentar lidar com algo que causa desgaste só vai piorar as coisas. Por isso, se tudo estiver confuso na sua cabeça, pare um pouco e relaxe. Essa é uma forma simples de manter o controle emocional em qualquer situação.

Nós temos a tendência comportamental de querer resolver tudo. E o problema disso é que nem sempre somos capazes, é claro. Logo, ficamos frustrados se não conseguimos lidar com um desafio, o que nos gera nervosismo e ansiedade.

Quando você já esgotou sua energia se dedicando a algo é sinal de que não vai dar em nada. Pelo menos por hora, esquecer tudo que está na sua cabeça é o ideal. Aposto que, em outro momento, você conseguirá pensar melhor e terá o controle de tudo!

Esteja perto de quem tem controle emocional

Você sabia que pessoas que não têm controle emocional podem afetar você? Se elas sofrem desse problema, é natural que isso respingue em quem está por perto.

Nesses casos, você precisará equilibrar as coisas. Isso não significa se afastar completamente de alguém, mas saber quando é o momento de se reservar mais. Desse modo, você consegue lidar com seu estado emocional e não sofre interferências.

Por mais que seja duro perceber, há pessoas que geram energia negativa. E elas nem mesmo sabem disso. Então, caberá a você perceber quem passa tempo demais reclamando ou contando problemas sem respeitar o seu espaço.

O seu processo não pode ser prejudicado pela dificuldade de outras pessoas. Isso não é ser individualista, mas ter autopreservação.

O controle emocional é um fator decisivo para conquistar a felicidade e a plenitude na vida. Por isso, não deixe de exercitar as dicas que ofereci neste post. Elas são baseadas em anos de experiência e nos conceitos que apresentei.

Você sabia que Autodisciplina é uma poderosa potencializadora do seu controle emocional. Entenda mais sobre o poder disso!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o Adriano

Olá, eu sou Adriano Couto, e se você é uma pessoa, que como eu, acredita na importância do seu desenvolvimento pessoal e profissional, conquistando um alto nível de qualidade de vida. Seja bem-vindo ao meu blog.

Inscreva-se em nosso blog

Avance em seu Crescimento Pessoal e Profissional

Fechar

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Artigos Relacionadas

Couto Performance © 2021

WhatsApp
Enviar