Nosso BLOG... Estratégias e Ferramentas para seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Nosso BLOG... Estratégias e Ferramentas para seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Ajudamos você a obter resultados reais para aumentar sua qualidade de vida. Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Nosso BLOG... Estratégias e Ferramentas para seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Ajudamos você a obter resultados reais para aumentar sua qualidade de vida. Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Como se reerguer profissionalmente depois da queda?

Na vida profissional, ser pego de surpresa nunca está em nossos planos. Ainda assim, tem hora que não dá para fugir dos problemas. Uma demissão traz muita chateação, assim como quando um empreendedor vai à falência. Por isso, saber como se reerguer é fundamental.

Desde já, adianto o seguinte: este post não contém fórmulas mágicas! Sabemos bem que pode ser difícil recomeçar, especialmente em períodos de recessão. Independentemente se você empreende ou está no mercado, há um caminho de esforços pela frente.

Nesses casos, se trata de perseverança e resiliência. Ao unir essas duas qualidades a um planejamento, é possível voltar ao topo. Por isso, vou mostrar como você pode se esforçar para reconquistar o que perdeu. Siga a leitura!

Os desafios que precisam ser encarados quando a queda acontece

O momento de queda na vida profissional é sempre duro. Afinal, são anos de esforços e dedicação que são interrompidos da noite para o dia. Independentemente se você é um profissional do mercado ou empreendedor, o baque é sempre grande.

Quando algo do tipo acontece, nossa primeira reação é ficar perdido. Na cabeça, o questionamento “o que vou fazer agora?” é um dos mais comuns. É que, por mais que estejamos preparados para tudo, ninguém nunca espera sofrer um golpe desses. Por isso, saber como se reerguer passa por entender o tamanho da queda.

Tudo que se tem em mente nesses momentos é a necessidade de retomar a vida rapidamente. Afinal, as contas não vão parar de chegar. Acontece que, com a cabeça quente, fica difícil traçar uma rota de recuperação adequada.

Às vezes, nem mesmo foi possível entender o que aconteceu de errado. Assim, é importante passar por algumas etapas de reflexão e organização da vida.

O entendimento do que ocasionou problema

Primeiramente, entenda o que aconteceu. Se você foi demitido, é importante saber porque isso aconteceu. Então, seja honesto consigo mesmo antes de tudo. Assim, você conseguirá refletir se foi culpa sua ou não.

Às vezes, nosso baixo desempenho pode custar caro. Se foi o seu caso, avalie exatamente o que pode ter causado isso. Contudo, não se culpe se há o entendimento de que você fez tudo que estava ao seu alcance no cargo que ocupava.

É comum que, mesmo com muita dedicação, não sejamos capazes de entregar o que era esperado. Nesses casos, pode até mesmo ser um problema organizacional da empresa. Se é o seu caso, mantenha sua consciência tranquila.

Agora, pode ser que seu caso seja de empreendedores que sofreram quedas. Infelizmente, os negócios quebram e não há o que fazer. Ainda assim, saiba que muitos dos grandes empresários da história passaram por isso antes de chegarem ao sucesso.

Do mesmo modo, saiba avaliar o que causou o fim do seu empreendimento. Para isso, faça uma análise detalhada e entenda se uma possível gestão ruim gerou impactos. No entanto, saiba que recessões e grandes crises fazem até mesmo grandes negócios como vítimas.

A definição de uma estratégia para saber como se reerguer

Saber como se reerguer passa por definir uma estratégia. Assim, você precisa encarar o problema de frente e entender quais consequências ele trouxe. Por isso, relacione as perdas, as dificuldades que terá e todo o resultado dessa queda.

Quando você conhece em detalhes o cenário em que está, fica mais fácil definir uma estratégia de saída. Essa é a melhor forma para aplicar os esforços certos e retomar o caminho do sucesso no menor tempo possível.

Saiba como se reerguer em 7 passos fundamentais

Agora é hora de se reerguer! Por isso, preparei 7 dicas que vão ajudar nessa jornada. Confira como cada uma delas pode ser importante na trajetória de retomada.

1. Revise sua posição no mercado

Para recomeçar, é preciso saber onde você está agora.

Se você acaba de ser demitido, reflita sobre suas qualificações. Se acredita que você está atualizado e pronto para o mercado, ótimo. Do contrário, busque estudar, fazer cursos e se preparar para conquistar uma nova posição de destaque.

Aproveite também para fazer uma análise do seu desempenho no último emprego. Ou seja, busque entender se você entregou tudo que esperavam de você. Fazer isso vai ajudá-lo a se recolocar no mercado de maneira qualificada, em uma boa posição.

Poucas pessoas passam por essa fase, e isso é fundamental sobre como se reerguer. Encare a queda como uma oportunidade de retornar melhor e mais forte!

2. Avalie se seu negócio pode retomar com a mesma marca

Se você é um empreendedor que quebrou, é importante saber em quais condições seu negócio se encerrou. Isso porque, em alguns casos, a marca pode ter sido prejudicada.

Para o mercado, uma empresa quebrar pode significar incompetência. Portanto, se o encerramento não foi por motivos externos, vale a pena avaliar uma repaginada. Assim, você retorna com uma nova proposta.

Repensar sua marca é essencial. Assim, você não corre o risco de retornar ao mercado com a imagem de um empreendedor que está tentando de novo. Repaginar tudo é uma ótima forma de buscar sua segunda chance.

3. Repense seu posicionamento como profissional

Antes da queda, você estava feliz com sua carreira, ou com seu empreendimento?

É muito comum que estejamos em algum setor somente pela grana. Porém, só isso não basta! Por mais que o dinheiro seja fundamental, talvez ele seja a única motivação que você tinha.

Logo, para saber como se reerguer, também é necessário repensar o seu posicionamento profissional. Até porque, se tem uma hora para mudar, é quando você é obrigado a buscar um novo recomeço.

Por isso, repense tudo sobre sua carreira. De fato, avalie se você era feliz à frente do seu negócio ou ocupando o cargo que tinha. Se a resposta for negativa, comece agora mesmo a seguir seus sonhos!

4. Faça um levantamento de custos e dívidas

Avaliar os impactos financeiros também é necessário para recomeçar. Nesse processo, o trabalho é difícil, mas é importante. Por isso, olho atento com cada centavo que você está devendo no momento.

No caso de empreendedores, as dívidas podem ser maiores. Assim, antes de pensar em um recomeço, é fundamental se organizar. Só assim você poderá quitar tudo que está devendo. Dessa maneira, é possível seguir com um novo negócio.

Se você foi demitido, não se desespere! O primeiro passo é anotar todas as despesas que você tem. Logo, crie um orçamento mensal e veja o quanto você precisa separar para cada um desses custos.

A organização financeira é fundamental para se reerguer. Ela permite equilibrar as contas e se manter tranquilo, mesmo em períodos de dificuldades.

5. Invista tempo na sua retomada

Não tem como se reerguer se você não dedica tempo para isso. Começar de novo requer dedicação para repensar tudo e seguir cada uma das dicas que estou mostrando neste post.

Por isso, não saia distribuindo currículos. Também evite estudar diversos mercados em que você pode empreender de uma só vez. Nesse novo estágio da vida, você precisa de tempo para aprofundar ideias e, assim, dar o tiro certo!

Ao dedicar tempo suficiente, você age de maneira estratégica. Ou seja, isso evita esforços em vão que só geram frustração e cansaço. Por isso, tenha calma e pense no futuro a partir do que você deseja e é capaz de entregar atualmente.

Todo o seu tempo e energia devem ser dedicados ao que realmente pode trazer resultados!

6. Acione sua rede de contatos

É hora de usar o networking que você construiu ao longo dos anos. Esses contatos podem ser de grande ajuda para que você retorne ao mercado da melhor forma.

Por isso, acione conhecidos de longa data e explique sua situação. Se você construiu relações sólidas, certamente essas pessoas farão esforços para valorizar seu nome.

Um bom networking pode render indicações para vagas, com referências positivas sobre seu trabalho. Por isso, lembre-se de deixar claro quais são suas expectativas do momento.

Outro importante ponto é saber exatamente com quem falar. Logo, use seu tempo e influências de maneira estratégica. Assim você consegue uma recolocação exatamente dentro das suas expectativas.

7. Planeje metas realistas e que podem ser alcançadas

Seja realista na hora de definir as metas que você tem. Assim, é possível chegar a conquistas de maneira gradual, sem se decepcionar. Nesse tempo, as coisas podem não sair como você espera, por isso, mantenha os pés no chão.

Se você acredita que precisa se qualificar mais, talvez não consiga o melhor dos cargos agora. Assim, use uma nova oportunidade como chance de se desenvolver. Logo, você terá aprendido muito com uma queda, o que o deixará mais forte para as próximas.

Em momentos de recomeço, tudo que não precisamos é de novas decepções. Por isso, se você vai empreender novamente, comece com uma ideia pequena de negócio. Dessa maneira, você consegue evoluir pouco a pouco. Além disso, os investimentos são mais controlados.

Em suma, foque sempre nas metas realistas. Se isso já é importante de um modo geral, imagine em uma fase de retomada! Então, foque em um passo de cada vez.

Saber como se reerguer não é das missões mais complicadas. Nessa situação, o desafio maior é dedicar tempo para repensar sua carreira da forma certa. Assim, seu próximo passo é estratégico e vai trazer o resultado esperado.

Seja no seu empreendimento atual seja no próximo, ser uma pessoa produtiva é essencial. Por isso, saiba mais sobre como se tornar mais produtivo com a…

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o Adriano

Olá, eu sou Adriano Couto, e se você é uma pessoa, que como eu, acredita na importância do seu desenvolvimento pessoal e profissional, conquistando um alto nível de qualidade de vida. Seja bem-vindo ao meu blog.

Inscreva-se em nosso blog

Avance em seu Crescimento Pessoal e Profissional

Fechar

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Artigos Relacionadas

Couto Performance © 2021

WhatsApp
Enviar