Nosso BLOG... Estratégias e Ferramentas para seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Nosso BLOG... Estratégias e Ferramentas para seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Ajudamos você a obter resultados reais para aumentar sua qualidade de vida. Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Nosso BLOG... Estratégias e Ferramentas para seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Ajudamos você a obter resultados reais para aumentar sua qualidade de vida. Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Como manter o foco por horas em um mundo cheio de distrações?

Rapaz trabalhando focado no computador

Quanto tempo você tem dedicado às coisas que realmente importam na sua vida? Saúde física e mental, estudos, a ideia de um empreendimento. Enfim, há muitas coisas para se preocupar, mas…

Como manter o foco por horas em um mundo cheio de distrações?

Atualmente, perdemos o foco facilmente. Por exemplo, o smartphone, ao mesmo tempo em que é útil, pode ser muito tóxico. Dessa forma, cada pessoa tem seu inimigo íntimo, que podem ser as séries, a TV ou os games. Reconhecê-los é o primeiro passo para lidar com as distrações de maneira estratégica e firme.

Cada um de nós tem diferentes dificuldades que nos atrapalham. Autoconhecimento aliado à adoção de boas práticas estão diretamente ligados a saber como manter o foco.

Estar totalmente concentrado não é um exercício fácil, mas você pode driblar os maus hábitos que carrega. Por isso, neste conteúdo mostrarei como gerir seu tempo de maneira inteligente e se manter longe dos “ladrões de tempo” que o atrapalham.

Entenda a importância de saber como manter o foco

Tenho minha rotina como qualquer pessoa normal. Por isso, preciso trabalhar, cuidar das burocracias da vida empresarial, me dedicar à família e, claro, me divertir. Uma das crenças mais equivocadas que se pode ter é achar que o lazer é algo opcional. Dessa maneira, muitas pessoas perdem válvulas de escape fundamentais à mente.

Desde que você saiba incluir a diversão na rotina, ela não impactará seus compromissos mais importantes.

São essas obrigações, junto ao lazer e outros momentos, que compõem o nosso cotidiano. Por mais que seja tudo muito natural em nossas vidas, basta um simples hábito ruim para acabar com toda organização que temos.

O foco é o que nos mantém capazes de cumprir com tudo que temos planejado em um dia simples. Desde que você coloque seus objetivos diários em primeiro lugar, é possível ter produtividade. No entanto, os “ladrões de tempo” estão sempre por perto, cada vez mais interessantes. Por isso, manter o foco é ainda mais essencial nos dias de hoje.

Hábitos e saúde mental influenciam o foco

Por exemplo, se você perde 15 minutos dando aquela olhadinha no seu Instagram, isso é o suficiente para bagunçar sua agenda. Nesse período, você poderia concluir uma tarefa simples, como responder seus e-mails. Diante disso, você corre o risco de gerar uma bola de neve de demandas não concluídas, o que tem consequências no seu dia.

O problema é que a falta de foco não para nesses 15 minutos perdidos.

Além de eles se repetirem outras vezes, também há comportamentos causados pelo estresse e ansiedade. A procrastinação é o principal deles. Muitas vezes, adiamos tarefas importantes pelo simples medo, ou nervosismo, de iniciá-las.

Por isso, não basta simplesmente pensar que, por vontade própria, você estará focado. É preciso descobrir quem são seus inimigos, cuidar da sua mente e, dessa forma, você estará preparado.

Saiba como manter o foco por horas

Agora que você entendeu a importância de manter o foco, vou mostrar como alcançá-lo. Trata-se de um processo gradativo e repleto de etapas. Por isso, você precisa se dedicar, identificar o que o prejudica e, então, agir!

Tenha tudo anotado em uma agenda

Você tem uma agenda só para compromissos específicos ou trata tudo como importante? Se as anotações excluem pequenas tarefas, saiba que isso impacta na sua produtividade.

Primeiramente, você precisa saber como vencer sua mente. Se você próprio elenca algumas tarefas como menos relevantes, em algum momento vai dispensar a execução delas.

Desenho de uma agenda para organizar o tempo
As agendas são indispensáveis na hora de organizar o seu tempo para melhorar o seu foco.
Anotar tudo garante que você dê valor a cada tarefa, mínima que seja.

Pense no seu cotidiano, naquele dia em que você está bastante cansado. Você realmente se comprometerá com algo que nem mesmo está anotado na agenda? É grande a chance de a preguiça bater e você deixar para lá.

Por isso, anote cada um dos seus compromissos, pequenos ou grandes. Pode parecer algo simples, mas ajuda a criar um senso de comprometimento.

Defina suas metas diárias de forma realista

Ser realista é fundamental para que você cobre de si próprio somente o que pode fazer. MAS ATENÇÃO: Não se trata de limitar sua capacidade, nem de definir metas fáceis, mas sim de definir metas reais para manter a produtividade.

Portanto, se você define uma agenda repleta de compromissos complexos e impossíveis, como fazer para cumprir com eles de maneira eficaz?

Ir além do seu limite só causará frustração e aquele sentimento ruim de que você não é capaz. Por isso, vá com calma! Pense em tudo que você precisa fazer e, a partir disso, coloque na agenda. Feito isso, mantenha seu foco em cumprir com o que foi proposto.

O foco depende também da estabilidade emocional. Por isso, se você define muitas tarefas, mas durante o dia vê que não conseguirá cumpri-las, uma preocupação é gerada. Isso vai martelar a sua cabeça, tirar seu foco e fazer com que o dia seja improdutivo.

Pouco a pouco, depois de perceber que está cumprindo com o básico, inclua mais tarefas. Assim, de maneira progressiva, conseguirá se comprometer de maneira mais extensa, mantendo o foco em cada tarefa.

Use a técnica Pomodoro

Manter o foco por horas é realmente um desafio. Por isso, eu costumo utilizar algumas ferramentas que me ajudam a manter a concentração nas tarefas. A técnica Pomodoro é uma delas.

Tratam-se de truques simples, mas eficazes, que geram em nós mesmos a ideia de que estamos comprometidos a dois objetivos: cumprir com a demanda e se manter fiel à técnica.

Linha do tempo ilustrando como aplicar técnica pomodoro
Essa técnica quando aplicada no seu tempo em trabalho, expande seus níveis de foco e produtividade.

Na Pomodoro, você precisa manter concentração máxima na tarefa, de forma ininterrupta, por 25 minutos. Ao fim desse pequeno bloco de tempo, você tira 5 minutinhos de intervalo.

Depois, retorne mais 25 minutos e repita esse ciclo, incluindo os intervalos, até que tenha completado quatro ciclos desse. Ao fim, você pode tirar um intervalo mais longo, dessa vez de 30 minutos. Depois é só recomeçar!

Dessa maneira, você terá picos de concentração em que conseguirá executar qualquer tarefa, mas sem se desgastar tanto. As pausas de 5 minutos ajudam muito, e a de 30 permite levantar para se alongar, pegar um café, ir ao banheiro e fazer o que precisar.

Pratique mindfulness para manter o foco

Outra prática que levo comigo é a mindfulness. Ela consiste em um conjunto de técnicas que nos levam a manter o foco total e absoluto em cada uma das atividades que realizamos no nosso dia a dia. Na prática, a ideia é se dedicar a uma coisa de cada vez.

Gosto de explicar os efeitos dessa prática por meio de um estudo publicado no Harvard Business Review

Nele, os dois pesquisadores responsáveis, a professora de Liderança e Diálogo da Ashridge Executive Education, Megan Reitz, e o autor do livro “The mindful workplace”Michael Chaskalson, relatam que a técnica proporciona:

  • atenção plena;
  • redução dos níveis de ansiedade e estresse;
  • aumento da resiliência;
  • satisfação nas tarefas do trabalho;
  • aumento do foco.

Quando você aplica atenção plena em cada tarefa que executa, automaticamente está se dedicando inteiramente a ela. Por tanto, todo seu foco será aplicado, seja na refeição que está fazendo, seja em uma demanda do seu trabalho.

Mantenha hábitos saudáveis

Saber como manter o foco passa por entender a importância de manter hábitos saudáveis. Como você conseguirá se dedicar a coisas importantes se não preparou corpo e mente para isso? Por isso, se você sente dificuldades em se manter concentrado e finalizar suas tarefas, avalie como tem conduzido sua vida.

Uma boa noite de sono, por exemplo, é crucial para ser produtivo no dia seguinte. Se você dorme tarde, consequentemente, acorda de mau humor, indisposto e perde a hora. Assim, você estará cansado, o que afeta diretamente sua capacidade de manter o foco.

Evite hábitos agitados durante a noite. Pare de levar o celular para a cama ou assistir TV e séries deitado! Quando você faz isso, seu corpo demora a se desligar, e é por isso que seu sono não tem qualidade. Aprenda a relaxar um tempo antes de se deitar, se desconectando de tudo. Assim, você conseguirá ter uma noite revigorante!

Reserve tempo para todos os seus compromissos

A única maneira de manter o foco por horas é saber que você reservou tempo para tudo que precisa ou gosta de fazer. Assim, é possível reduzir as chances de perda de concentração na tarefa atual por estar pensando no que fará depois.

Você gosta de assistir futebol na TV? Ótimo, reserve aquele horário na sua agenda. Assim, dá para manter o foco nos compromissos e, na hora do jogo, estar livre para assistir. Agora, se o seu negócio é passar um tempo nas redes sociais, sem problema! Tire uma ou duas horas do pós-expediente para fazer isso.

 Você precisa ter tempo para tudo que quiser
Homem em tempo de lazer assistindo futebol
As pessoas não são máquinas de produtividade. Um tempo de lazer é essencial.

O importante mesmo é que você planeje tudo que quer fazer para algum momento do dia. Assim, você mantém a tranquilidade de saber que terá tempo para aquilo e evita interromper tarefas, ou seja, mantém a produtividade.

Dedicação e organização: palavras-chave para se manter concentrado. Com tantos fatores de distrações no mundo atual, se destaca quem age de maneira estratégica. Saber como manter o foco por horas é essencial e ajudará você a ter sucesso na vida pessoal e profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o Adriano

Olá, eu sou Adriano Couto, e se você é uma pessoa, que como eu, acredita na importância do seu desenvolvimento pessoal e profissional, conquistando um alto nível de qualidade de vida. Seja bem-vindo ao meu blog.

Inscreva-se em nosso blog

Avance em seu Crescimento Pessoal e Profissional

Fechar

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Artigos Relacionadas

Couto Performance © 2021

WhatsApp
Enviar