Você sabia que 6 segundos de atenção plena podem torná-lo mais eficaz no ambiente de trabalho e melhorar sua produtividade? 😱
É claro que um assunto como esse é extremamente relevante, mesmo para o seu crescimento profissional, não é verdade?! Até porque, o ambiente organizacional, hoje, demanda por tarefas e resultados cada vez mais rápidos, o que implica totalmente no seu foco e na organização mental.
Afinal, quem nunca se sentiu perdido em meio a tanta cobrança?
Por isso, apresentarei as principais técnicas comprovadas que podem te ajudar a manter uma boa produtividade e qualidade nas tarefas prestadas.
Quer entender melhor? Então vem comigo neste conteúdo. 😉

6 segundos de atenção plena podem torná-lo mais eficaz
1. Nada de desviar a atenção, hein
O primeiro passo para promover essa organização psicológica e evitar distrações é o treinamento da atenção para criar qualidade e serenidade mental clara.
2. Conheça sua própria mente… isso é bem importante mesmo
Depois de tomar mais cuidado para não desviar a atenção, torna-se importante desenvolver uma espécie de autoconhecimento, este que servirá para organizar a própria mente.
Imagina que na correria do cotidiano, a gente não consiga parar para nos organizar e ver como nossa cabeça está com ideias bagunçadas.
Parando um instante, tirando o foco do lado externo e pensando na área interna do seu corpo, você promove este autoconhecimento e consegue, automaticamente, separar bem as ideias e informações.
3. Empatia e gratidão, nunca se esqueça
Por fim, torna-se essencial o investimento no cultivo de habilidades sociais como empatia e gratidão, que ajudam você a lidar com o próximo de maneira mais harmônica e intuitiva.
Ou seja, promover a paz e evitar estresse com os outros ajuda a evitar o cansaço mental e, até mesmo, físico. Você já percebeu que o estresse te deixa, muitas vezes, cansado fisicamente?

Então, pode parecer estranho, mas existe muito essa ligação entre o físico e o psicológico. Então, sempre irradie o bem e fortaleça suas habilidades sociais.
Todos esses passos te ajudam a manter a organização cerebral, controlar a ansiedade e colocar as ideias em ordem. É claro que todos temos nossos limites e excesso de informações e tarefas limitam nossa capacidade intelectiva, por isso tudo deve ser feito com o autoconhecimento, que te dirá qual é seu limite biológico.
O Mindfulness como solução
O principal nome dado a esta organização mental que citamos nos passos acima é Mindfulness. Mas o que é, de fato, esta técnica? 🤔
Bem, o Mindfulness nada mais é do que um conjunto de técnicas usadas com o objetivo de fazer você focar 100% do seu cérebro em determinado trabalho.
Ela se baseia em fazer com que as preocupações do passado e futuro não interfiram no seu foco durante a realização de atividades que estão sendo praticadas no momento.

Essas são técnicas extremamente assertivas e cientificamente comprovadas que ajudam a manter a concentração nas suas tarefas.
Alguns dos principais cases de sucesso de pessoas que aderiram ao Mindfulness como prática rotineira são: Gisele Bündchen, Oprah Winfrey e Richard Branson; grandes influenciadores que falam abertamente sobre os benefícios dessa organização mental.

Inclusive, neste momento de pandemia, este acabou sendo um dos termos com maior aumento de pesquisa na plataforma de buscas do Google, cerca de 4.000% com relação aos anos anteriores.
O Mindfulness é muito usado, ainda, como técnica de meditação para conexão com o Universo e descanso da mente. Por isso, apenas com alguns segundos de seu tempo, você consegue fugir um pouco da realidade e colocar as ideias em órbita para a próxima tarefa que irá desempenhar.
Algumas pessoas, por exemplo, têm a capacidade de recarregar mentalmente ao “respirar cuidadosamente” antes de realizar qualquer tarefa.
Isso costuma levar cerca de seis segundos. Neste meio tempo, a pessoa pode focar totalmente na própria respiração e, assim, reconfigurar seu corpo e mente.
Conte comigo para te ajudar
Se você está em busca de treinamento e uma ajuda para se desenvolver profissionalmente e ter uma rotina de trabalho ainda mais assertiva com autoliderança, conte comigo!
Quer saber como eu posso te ajudar? Entre em contato e saiba mais.