Nosso BLOG... Estratégias e Ferramentas para seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Nosso BLOG... Estratégias e Ferramentas para seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Ajudamos você a obter resultados reais para aumentar sua qualidade de vida. Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Nosso BLOG... Estratégias e Ferramentas para seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Ajudamos você a obter resultados reais para aumentar sua qualidade de vida. Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

10 passos para iniciar um negócio online

Contando dinheiro empreendendo pela internet

Não é à toa que o mercado de Negócio Online, tem crescido de forma extraordináriaGrandes oportunidades, ganhar dinheiro, ter liberdade e viajar o mundo. 

Pois, enquanto você lê isso, clientes de todo o mundo estão gastando milhões de dólares com um negócio online. E por que não se aproveitar disso e trazer pra você esse dinheiro gasto em negócios online?

União Internacional de Telecomunicações (UIT), – agência especializada da ONU – calcula que 3,9 bilhões de pessoas, o equivalente a 51,2% da população mundial, utiliza internet atualmente. No Brasil, segundo o IBGE, este número chega a 69,8%.

E enquanto as oportunidades crescem, a concorrência cresce na mesma proporção. Basta você pesquisar por um produto ou um serviço qualquer, no Google e encontrará pelo menos alguns empresários que já atuam nessa área.

Se caso você esteja expandindo um negócio existente pela Internet ou iniciando um negócio on-line, terá que se destacar para prosperar nesse mercado. Mas a boa notícia é que esse mercado é gigantesco e com muitas, muitas oportunidades a serem exploradas.

Internet oferece a você a oportunidade de criar um negócio online fazendo o que você ama e conquistando o estilo de vida que você deseja.

Pois acredite, operar um negócio online que gera renda de qualquer lugar do mundo não é mais uma mera fantasia.

Na verdade, estou escrevendo este artigo, enquanto espero minha equipe organizar o estúdio para gravar – ADIVINHE? – um curso on-line para uma marca de moda feminina, com representação em 19 países, ou seja, com algumas horas dedicadas aqui no meu escritório, meu trabalho será divulgado em 19 países diferentes.

Eu dedico menos tempo, viajo menos a trabalho, tenho menos sacrifício, e tenho um maior ROI (return on investimento), e ainda por cima meu cliente tem menor custo e maior satisfação.

Então, meu objetivo com esse artigo é compartilhar com você, algumas sacadas que funcionaram e funcionam comigo e que acredito que contribuirão muito com seu negócio on-line.

São 10 passos para você criar um negócio online: 

 

Passo 1: Defina o porquê de empreender

Eu sugiro fortemente que você tenha muito claro o PORQUÊ você quer empreender. Antes de definir nicho de mercado, público alvo, site e outros detalhes, é fundamental você ter claro as SUAS AMBIÇÕES.

Qual sua ambição…

  • Prosperar financeiramente?
  • Ter mais tempo livre pra mim?
  • Obter mais qualidade de vida?
  • Possuir flexibilidade em seus horários?
  • Ter mais possibilidade de Crescimento?

TODOS os objetivos acima são MUITO possíveis de serem alcançados, mas é fundamental você estruturar seu negócio de forma que ele proporcione isso para você.

Lembre-se:

“Um empreendimento de sucesso libera o empreendedor”

Gosto de pensar que um EMPREENDIMENTO DE SUCESSO é aquele que consegue fazer com que o seu negócio seja um facilitador da QUALIDADE DE VIDA do empreendedor. Logo, um Negócio que promova a liberdade financeira, liberdade de tempo e liberdade mental, enfim o empreendimento LIBERTA O EMPREENDEDOR.

Muitos dos empreendedores com os quais atuo como mentor em seus negócios, cometeram o erro de começar a empreender acreditando, que o simples fato de se tornar empreendedor já traria a tão SONHADA LIBERDADE.

O que ocorre na maioria das vezes é o contrário, os donos de negócio se TORNAM PRISIONEIROS de uma carga horária de trabalho elevadíssima, conflitos familiares, necessidade de autodesenvolvimento elevadíssimo – veja o artigo sobre os principais erros do empreendedor digital – entre outros desafios que quem é empreendedor conhece.

O empreendedorismo em um negócio online, pode verdadeiramente, lhe proporcionar uma vida próspera e feliz. Mas é muito importante que você defina muito bem suas ambições, para que assim você tenha claro as estratégias para que seu empreendimento impacte positivamente e poderosamente SUA VIDA!

Como definir os objetivos:

Eu defino o que quero em 3 dimensões, que juntas devem gerar ao mesmo tempo um NEGÓCIO ONLINE DE SUCESSO que me proporcione uma VIDA PESSOAL DE ALTA QUALIDADE.

É nesse ponto que muitos empreendedores se perdem.

A grande maioria dos materiais que você encontrará na internet ou na literatura, infelizmente tratam somente do SUCESSO DO NEGÓCIO e são raros os que tratam do sucesso do EMPREENDEDOR no que diz respeito a sua vida. E para que você não se perca e conquiste o sucesso pleno, vamos definir objetivos para as 3 dimensões.

As definições para as 3 dimensões:
1. O PROPÓSITO MAIOR

O propósito maior é a resposta do porquê eu quero empreender. No meu caso tem uma frase minha, que define perfeitamente meu propósito maior:

“A vida que Deus me deu merece INTENSAMENTE o melhor de mim”

Essa frase faz com que eu foque poderosamente no meu melhor para o meu negócio, ao mesmo tempo em que minha família, meus amigos e minha própria existência recebam o meu melhor. Por isso meu propósito é e sempre foi ser um EMPREENDEDOR da VIDA. Ou seja, usar toda minha inteligência e força para construir muito além de um NEGÓCIO de SUCESSO, mas sim uma VIDA de SUCESSO.

Acredite só a definição desse propósito muda tudo.

2. OBJETIVOS FINAIS

OS OBJETIVOS FINAIS dizem respeito ao que eu quero conquistar, como por exemplo:

  • Um ganho financeiro que proporcione minha a liberdade financeira
  • O impacto que quero causar em meus clientes
  • Minha contribuição social
  • Ter uma equipe extremamente satisfeita e próspera
3. OBJETIVOS de PROCESSOS
OS OBJETIVOS de PROCESSOS dizem respeito a jornada diária de meu empreendimento:
  • Como eu quero me sentir durante o trabalho
  • Quantas horas em média quero trabalhar por dia
  • Como eu quero agir em situações de Stress

Quando você tem esses três itens muito claramente definidos, então você terá mais clareza para seguir em frente com os próximos passos.

É por essa razão que em meu programa de mentoria, esse é um item que está na primeira semana de desenvolvimento dos empresários, para que esses desenvolvam uma mentalidade empreendedora que gere liberdade e equilíbrio na vida pessoal

Passo 2: Defina seu NICHO de MERCADO e o TIPO DE PRODUTO que você oferecerá em seu negócio online

O nicho é onde você vai focar todo seu esforço para gerar conteúdo e atrair pessoas interessadas em adquirir o que você estiver vendendo. São segmentos com características e necessidades específicas dentro de um mercado mais amplo de atuação.

Por exemplo: produtos para cabelos crespos e cacheados são uma ramificação de produtos para cabelos, os quais, por sua vez, fazem parte do mercado de cosméticos, que está inserido no mercado de beleza.

Escolher um nicho de mercado é uma tarefa bastante difícil por si só.

Certifique-se de que é rentável, e de que atende aos seu propósito. É nesse ponto onde alguns empreendedores sabotam suas chances de sucesso, pois para criar um negócio online, seus clientes devem poder pagar o que você oferece. Faça sua pesquisa sobre a lucratividade de um nicho, vendo quem atende a esse público e como ele está.

Verifique se o potencial de ganho e atendimento de seu propósito, antes de tentar gerar receita com esse nicho e com o público.

SELECIONADO O NICHO, FAÇA UM PILOTO DE SUA IDEIA

Antes de se lançar no mercado, você precisa confirmar se sua ideia de negócio online é realmente viável. Para isso, tente responder às perguntas abaixo.

  • Seu produto resolve um problema? Qual?
  • Você consegue executar essa ideia melhor que o concorrente?
  • Sua ideia é fácil de entender?
  • Se você estivesse no lugar do consumidor, compraria seu produto?

Caso você tenha respondido não para alguma das alternativas, seria interessante rever seu planejamento para encontrar oportunidades de melhoria.

Passo 3: Entenda o tipo de cliente

Você deve encontrar o cliente certo para seu negócio e entregar conteúdo útil para ele, no momento em que ele precisa. Mais do que isso, para quererem pagar por ele, essas pessoas precisam ver valor no produto ou serviço que você está oferecendo.

Para que você compreenda melhor os tipos de clientes, vamos dividi-los em três tipos:

Tipo 1 – ALTAMENTE MOTIVADO

ELE SABE que precisa do seu produto e ELE ESTÁ procurando pelo seu produto.

Basta mostrar o que você tem e quanto custa e definir o processo de compra. Certamente é o tipo de cliente que vai sair de férias, quer ir pra praia, tem o dinheiro e quer alugar uma casa para o fim de semana – E você tem essa casa!

A desvantagem é que para esse tipo de cliente a concorrência é muito grande, é o que chamamos de oceano vermelho, é onde ocorre a guerra por preços e você pode acabar tendo que diminuir o preço de seu serviço ou produto.

Tipo 2 – MOTIVADO

ELE SABE que precisa do seu produto. Mas NÃO ESTÁ procurando pelo seu produto, está deixando pra depois.

Imagine o seguinte para cada cliente que altamente motivado que está em busca do produto existem pelo menos uns 15 que ainda estão adiando. Isso faz com que essa fatia do mercado seja ainda maior.  Mas é claro que os caminhos para chegar até esse cliente são mais desafiadores, pois exigem mais de você.

Tipo 3 – NÃO MOTIVADO

Ele precisa do seu produto, mas ainda NÃO SABE que precisa. E Ele NÃO ESTÁ procurando pelo seu produto.

Para algumas pessoas seria fundamental terem um negócio on-line, porém ela não sabe que precisa e ela não está procurando. Por exemplo, há muitas pessoas que precisam de seu produto mas não sabem que precisam e não estão procurando. Se no cliente tipo 2 tínhamos 15 vezes mais oportunidades em relação ao cliente tipo 1, você é capaz de imaginar a quantidade de clientes do tipo 3?

Assim, o esforço para atração do tipo 3 é realmente maior.

PASSO 4: Produza conteúdo de valor para empreender na internet

Criar conteúdo que não agregue valor a sua audiência não vai surtir resultado algum. Então, estude sempre mais sobre o seu nicho, produzindo conteúdo de acordo com o que o público procura.

Isso é o que chamamos de marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo é tão fundamental para quem deseja empreender na internet que merece um artigo inteiro dedicado ao assunto.

A metodologia do marketing de conteúdo, consiste basicamente, em criar um conteúdo de qualidade para seus leads e seguidores, respondendo ao maior número possível de dúvidas, até que esses usuários se sintam à vontade para se tornarem clientes.

Assim, você pode fazer isso por e-mail, tendo um blog, gravando vídeos ou criando materiais ricos.

É importante deixar claro que, você vai produzir conteúdo que conduzirá para uma compra, em vez de tentar empurrar. Para esclarecer: Ninguém gosta de quem só pensa em vender!

Nunca esqueça disso!

PASSO 5: Seja ativo nas redes sociais para impulsionar seu negócio online

Se o seu site e a presença nas mídias sociais forem uma cidade fantasma, você não atrairá pessoas e as converterá em clientes. Acima de tudo, seu objetivo é criar fãs e seguidores delirantes que dirão a todos que sabem sobre você e sua empresa.

Esteja nas redes sociais (mas só naquelas que fazem sentido para sua audiência!)

Aliás, se você ainda não me segue… Aproveita e se conecta comigo no instagram para receber sempre conteúdos ricos sobre empreendedorismo e desenvolvimento pessoal.

A princípio, lembre-se de que sua comunicação deve ser voltada apenas para seu cliente específico ou como dizemos no marketing digital: sua persona, que você mapeou para seu negócio nos passos 2 e 3.

A partir do momento em que você criar um perfil no Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter ou YouTube, certifique-se de produzir conteúdos específicos para esses canais, levando em consideração o formato exigido por cada rede e a maneira como as pessoas consomem esse conteúdo, para que sua comunicação não seja impertinente.

  • No Instagram, por exemplo, as pessoas estão em busca de imagens atrativas e vídeos curtos e objetivos.
  • Já no Linkedin que tem foco em negócios, um texto técnico e completo pode ser mais valorizado.
Não compre fãs ou seguidores – isso nunca gera engajamento. Concentre-se em conectar-se a um grupo engajado ao invés de tentar obter grandes números.

PASSO 6: Construa uma BASE DE CONTATOS forte

Base de Contatos para Negócio online
O maior ativo do seu negócio: Sua lista de contatos

Naturalmente, sua lista de contatos é que vai permitir não apenas que você venda o seu produto ou serviço para o seu público-alvo, mas que vai permitir também que você construa um relacionamento saudável com os seus atuais clientes ou com clientes em potencial.

Então você pode cometer o erro comum de pensar:

“Então é só comprar uma lista com 1 milhão de e-mails, 1 milhão de contatos, subi-la para um serviço de e-mail, serviço de WhatsApp e começar a disparar!” ERRADO!

Essa opção pode parecer o caminho mais rápido, mas você só gastará tempo, esforço e dinheiro com pessoas que não têm interesse no que você oferece e que pouco provavelmente vão comprar do seu negócio online.

Em primeiro lugar, construa sua lista focada nas pessoas que você quer atingir.

Por exemplo, eu posso oferecer o melhor PROGRAMA de MENTORIA para empreendedores, do mundo, porém, se eu oferecer para alguém que quer ser funcionário público…

eu VOU FRACASSAR.

Além disso, o segredo para construir uma lista de contatos fortes, consiste em você fornecer um conteúdo rico através do marketing de conteúdo e colocar sistemas de captura de contatos que realmente representam o seu público específico.

PASSO 7: ANUNCIE

Anuncie para divulgar seu negócio online

Os anúncios são a forma mais rápida de impactar seus possíveis compradores, mas, eles só surtirão efeito se você fizer a segmentação correta do público e criar um conteúdo atraente, que seja a soma de um texto direto e de uma boa imagem ou design.

Entretanto, o seu trabalho não acaba depois que o anúncio estiver pronto! Uma vez que o usuário é impactado, você também precisa garantir que ele será direcionado para uma página com conteúdo útil. Caso contrário, ele clicará no anúncio, mas não realizará a ação que você espera.

Em outras palavras: o conteúdo de qualidade é importante em sua estratégia de divulgação.

Existem várias redes que você pode utilizar para anunciar e aumentar a visibilidade de seu negócio, como Google AwordsFacebook Ads e Linkedin Ads.

Não existe um limite mínimo para investir, tudo dependerá de seu fluxo de caixa e de quanto você pode reservar para anúncios. Mas não se preocupe, pois é possível otimizar suas campanhas e ter um bom retorno em vendas gastando pouco.

PASSO 8: Crie Ofertas premium 

Um grande problema que as pessoas enfrentam na hora de vender é parecer que estão querendo enfiar o produto ou o serviço goela abaixo do cliente. É ou não é verdade? Frequentemente a maioria das pessoas comete esse grave erro na hora de fazer uma oferta.

Portanto, guarde isso: o seu produto não é a sua oferta. Ele é parte dela, mas não é a oferta em si.

Bom, para criar uma oferta irresistível, você deve:

1 – Conhecer As Dores, Desejos e Necessidades

Para conseguir ter algo em mãos que tenha força o suficiente para ser irresistível perante a um público, você precisa conhecer o público, esse é o ponto chave.

Então, descubra tudo sobre ele, verifique principalmente quais são as principais dores, os desejos e as necessidades, isso será o seu norte no desenvolvimento da estratégia e te dará direção para empreender na internet.

2 – Oferecer uma Solução

O seu produto ou serviço deve ser a solução para um problema, para um desejo ou para um sonho de seu cliente em potencial. Sabe aquela coisa que você pagaria qualquer valor para ter, mas não a encontra disponível para venda no mercado?

O que você oferece deve se parecer com isso, na visão da sua persona.

3 – Ter Qualidade

A qualidade é imprescindível em qualquer projeto, isso porque, você pode até conseguir vender muito, mas se não houver qualidade, o seu público não voltará consumir de você, ou seja, você não terá uma segunda chance e certamente colocará a sua credibilidade em alto risco.

E eu tenho certeza que não é isso que você deseja, portanto assegure-se da qualidade do que você oferece, antes de oferecer.

4 – Ter um Diferencial

O diferencial é importante para que sua solução funcione como algo irresistível, até porque, se houver uma solução parecida de um concorrente no mercado, haverá opções a serem avaliadas antes do consumo, tornando a sua oferta mais frágil. Por isso, na hora de criar o seu produto, estude seus concorrentes, verifique as falhas apresentadas no produto deles, desse modo você pode apresentar ao público, não só um produto de qualidade que pode resolver os problemas que eles têm, mas um produto melhorado, com a correção de falhas dos seus concorrentes, se tornando uma solução melhor, possivelmente, a melhor do mercado.

5 – Ter um Bom Atendimento

O bom atendimento é o plus que seu produto precisa para se tornar irresistível, isso porque, com a mudança do padrão de consumo, só vender algo de qualidade, não funciona mais. Atualmente, os clientes precisam e querem uma assistência para o ato da compra e posterior à compra e essa assistência para funcionar com todo seu potencial deve ser imparcial ao incentivo de compra, ou seja, seu atendimento não deve ter uma abordagem de venda e sim de agregar valor, solucionando dúvidas e indicando informações pertinentes. Isso faz do seu produto mais poderoso e irresistível, pois possui alto valor agregado, valor esse que não está à venda, separado.

6 – Atrair e Conectar-se a Persona

Essa dica é infalível, mas também obrigatória se você quer tornar a sua oferta irresistível.

Atrair a persona e conectá-la, antes de vender, faz com que eles se sintam no controle da situação e que reconheçam o seu produto como algo de muito valor, impulsionando o desejo de compra.

Primeiramente, para atrair e conectar, antes mesmo, de lançar o produto efetivamente, você deve apostar nos bons conteúdos, conteúdos que gerem valor, que engajem o público, que conectem e se tornem parte importante do dia a dia do consumidor.

Em suma, você deve elaborar e fornecer desde vídeos explicativos até postagens nas redes sociais que eles mais frequentam, verifique qual é a melhor estratégia para atingir  a sua persona o mais forte que puder.

7 – Anunciar com Qualidade

Anunciar é algo que muita gente esquece-se de fazer, talvez, por que nessa tarefa existe um investimento financeiro inicial, caracterizando um risco a mais, porém se eu posso lhe dar um conselho é:

Correr esse risco vale à pena. Por quê?

Porque as campanhas de anúncios podem potencializar o seu poder de atingir e captar sua persona certa. Se você anuncia, você tem maiores possibilidade de fazer campanhas mais segmentadas, direcionadas, atrativas, passando a mensagem correta para o público e captando a persona que tem real interesse, não só curiosos que podem declinar o seu alcance e número de conversões.

PASSO 9: TESTE e ESCALE

Uma das melhores maneiras de saber o que funciona melhor para o seu negócio online é TESTAR o que está funcionando e o que não está.

Esteja disposto a mudar sua estratégia se perceber que ela não é eficaz. Ou seja, não siga cegamente os conselhos populares apenas porque alguém obteve um certo resultado em SEUS negócios – talvez não funcione da mesma maneira para você.

Quando você tiver a combinação certa, amplie seus negócios.
A vida é curta! É muito fácil gastá-la criando um negócio online que não oferece o tipo de estilo de vida que você deseja viver.

 Use a Internet e as mídias sociais para crescer ou criar um negócio que lhe dê liberdade. E sem dúvidas a capacidade de gerar receita com o seu conhecimento, por meio de ofertas digitais é incrível e um poderoso caminho para contribuir com sua jornada.

Há muitas vozes gritando por atenção online. Você se destaca quando faz as coisas de maneira diferente.

Então crie seguidores fiéis e engajados através da autenticidade.

Entregue valor que os ajude a resolver seus problemas e lutas. Não demorará muito para que seus seguidores leais atraiam outras pessoas e seus negócios cresçam.

PASSO 10: Bora pra AÇÃO em seu negócio online

Eu sei que é uma tarefa desafiadora começar um negócio online do zero ou, se você já tem um negócio, não é fácil alavancar suas vendas. Mas, seguindo esse passo a passo, essa missão se torna uma tarefa mais simples, não é mesmo?

Lembra-se do que eu disse no começo do artigo:

“operar um negócio online que gere renda de qualquer lugar do mundo não é mais uma FANTASIA”, isso é fato, mas exige sim trabalho e dedicação de um verdadeiro empreendedor.

Meu objetivo aqui, é contribuir para que você compreenda que eu estou dando a você essas ferramentas para que você não tenha que passar pelos mesmos perrengues que eu passei quando estava montando meus negócios.

Assim, você tem a possibilidade de economizar energia e gastar na construção do seu negócio!

 

Quer acelerar seus resultados?

Conheça nosso programa de mentoria para empreendedores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o Adriano

Olá, eu sou Adriano Couto, e se você é uma pessoa, que como eu, acredita na importância do seu desenvolvimento pessoal e profissional, conquistando um alto nível de qualidade de vida. Seja bem-vindo ao meu blog.

Inscreva-se em nosso blog

Avance em seu Crescimento Pessoal e Profissional

Fechar

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Artigos Relacionadas

Couto Performance © 2021

WhatsApp
Enviar